Dia D de Vacinação Contra a Gripe mobiliza Santa Catarina

    Fotos: Leo Munhoz/Secom/Divulgação

    No sábado, 10 de maio, Santa Catarina viveu um grande movimento com a realização do Dia D de Vacinação contra a gripe. Dessa forma, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abriram suas portas para vacinar todos a partir dos seis meses de idade. O principal objetivo foi reforçar a proteção coletiva antes da chegada do inverno, além de aumentar os índices de imunização, especialmente entre os grupos prioritários.

    O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, percorreu várias unidades na Grande Florianópolis. Ele visitou, por exemplo, a UBS Luar, em São José, onde também se vacinou, e seguiu para a UBS Praia João Rosa, em Biguaçu, o Centro de Saúde Rio Grande, em Palhoça, e a Policlínica da Mulher e da Criança, em Florianópolis. Ao longo das visitas, Demarchi conversou com autoridades municipais e profissionais de saúde. Ele destacou, inclusive, a importância da vacinação para prevenir a circulação do vírus e evitar complicações.

    “Santa Catarina busca a máxima cobertura vacinal, principalmente entre as crianças, idosos, pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde. Dessa forma, queremos evitar casos graves da gripe e de outros vírus respiratórios que costumam circular no inverno”, afirmou o secretário.

    São José
    Publicidade

    Em São José, mais de 7,8 mil pessoas se vacinaram durante o Dia D. Para atender a todos, o município manteve suas 26 unidades abertas das 8h às 17h, oferecendo a vacina ao público geral. Vale lembrar que a campanha de vacinação teve início em 7 de abril, mas, até o Dia D, foi voltada apenas para grupos prioritários como idosos e profissionais de saúde.

    A secretária de Saúde de São José, Sinara Simioni, destacou que o Dia D foi um dos maiores mutirões de vacinação realizados na cidade. “A equipe se dedicou intensamente para alcançarmos as metas de imunização”, comentou.

    Além disso, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, sublinhou a eficácia da vacina como a forma mais eficiente de garantir a proteção coletiva. As UBSs seguirão aplicando as vacinas a partir de segunda-feira (12), para o público geral. Para se vacinar, basta levar um documento com foto.

    A secretária adjunta de Saúde de São José, Fabrícia Martins, aproveitou a oportunidade para pedir que todos se vacinem o quanto antes. “Este é um momento crucial para todos. Em razão do aumento nas internações, intensificamos as ações para alcançar os grupos mais vulneráveis. Pedimos que não deixem para depois e se vacinem já!”

    Palhoça: grande movimento e atrações para as crianças

    Em Palhoça, o movimento também foi expressivo, especialmente no Centro de Saúde Rio Grande. Para tornar a experiência mais agradável para as crianças, a equipe contou com a presença do personagem Zé Gotinha e brinquedos infláveis, o que ajudou a tornar o processo de vacinação mais leve.

    “Ficamos surpresos com o grande número de pessoas se vacinando. A imunização ajuda a evitar a sobrecarga dos hospitais e, consequentemente, impede que as pessoas precisem ir ao pronto atendimento, especialmente por problemas respiratórios”, afirmou o prefeito em exercício de Palhoça, Rosiney Horácio.

    Florianópolis

    Florianópolis aplicou 19.096 doses de vacina contra a gripe em um único dia — 357% a mais que no ano passado. Desde 7 de abril, 79.240 pessoas já se imunizaram. Também foram aplicadas 1.004 doses contra a Covid-19 e 2.842 de outros imunizantes.

    Com a alta procura, alguns pontos estenderam o horário de atendimento. A vacinação segue nas unidades de saúde, no espaço Imuniza Floripa, no Sesc Prainha e na van da vacinação.

    “Apesar do êxito no dia D, vale lembrar que a campanha continua. Nossa meta é que cada vez mais pessoas possam se imunizar para evitarmos casos graves e a sobrecarga no sistema de saúde”, destacou o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.

    Nesta segunda (13/05), a campanha chega ao Complexo Penitenciário da capital, onde 1.972 reeducandos e cerca de 500 agentes serão vacinados, conforme orientação do Ministério da Saúde.

    Cobertura vacinal em Santa Catarina atinge boa marca

    Atualmente, Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking nacional de cobertura vacinal contra a gripe, com mais de 25% da população-alvo já imunizada. Entretanto, o estado visa ampliar ainda mais essa porcentagem, garantindo maior proteção para todos antes da chegada do inverno.

    A vacina trivalente, oferecida gratuitamente na rede pública, é eficaz contra as principais cepas de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A proteção total ocorre de duas a três semanas após a aplicação.

    Vacinação continua

    A campanha de vacinação contra a gripe segue até que os estoques se esgotem. Portanto, a população pode se vacinar nas UBSs de todo o estado. Assim, não deixe para depois e garanta sua imunização agora. Esse é o momento certo para evitar a circulação do vírus e proteger a saúde durante o inverno.

    Publicidade
    COMPARTILHAR