Procon de São José proíbe venda de relógios inteligentes para medição de glicose

Portaria publicada no Diário Oficial veta comercialização, importação, propaganda e uso dos dispositivos, considerados sem comprovação científica pela Anvisa

O diretor do Procon de São José, Tetê Souza, está de pé no corredor de um shopping. Ele veste uma camiseta verde e um colete preto com o logotipo do Procon. Tetê segura algumas folhas de papel nas mãos e está em frente a um quiosque, em atitude atenta, como se realizasse uma fiscalização.
Foto: PMSJ/Divulgação

O Procon de São José publicou, nesta quarta-feira (13/08), a Portaria nº 6/2025, proibindo a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de relógios inteligentes para medição de glicose. A medida afeta diretamente o “Smartwatch – Glicowatch”, da empresa GWF Negócios Digitais Ltda.

A decisão segue normas da Anvisa, que não reconhece a eficácia dos relógios inteligentes para medição de glicose para controlar diabetes ou medir glicose. Segundo a Resolução-RE nº 2.931/2025 e a Nota Técnica nº 12/2024, não há comprovação científica para o uso desses aparelhos. Além disso, eles não possuem registro na Anvisa, o que impede sua venda no Brasil.

O diretor do Procon, Tetê Souza, informou que o órgão vai intensificar a fiscalização e investigar empresas que vendam esses produtos. “Esses relógios não medem corretamente a glicose e podem causar riscos graves à saúde”, alertou. A ação visa proteger consumidores vulneráveis, especialmente pessoas com diabetes.

Como acionar o Procon
Publicidade

Para registrar reclamações, o Procon disponibiliza o robô Sofia, com atendimento via WhatsApp pelo número (48) 99679-1944, 24 horas por dia. Também é possível ir até a sede do Procon Municipal, na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, das 12h às 17h20.

Publicidade
COMPARTILHAR