Eletrobras investe R$ 8,6 milhões em campanha nacional sobre segurança da rede elétrica

Torres de transmissão de energia da Eletrobras em área aberta, destacando a estrutura da rede elétrica.
Foto: Eletrobras/Divulgação

A Eletrobras vai investir R$ 8,6 milhões até o fim deste ano em sua campanha nacional de segurança da rede elétrica.

Além disso, a iniciativa vai atingir cerca de 60 municípios em Santa Catarina. Ela busca conscientizar a população sobre os riscos de soltar pipas e balões, provocar queimadas, invadir áreas ou praticar atos de vandalismo próximos às linhas de transmissão de energia.

A ação reforça a cultura de segurança da empresa e também seu compromisso com a prevenção de acidentes. Pelo segundo ano consecutivo, a campanha integra mais de 500 municípios prioritários de norte a sul do país. Vale destacar que o investimento é 14,6% maior que o destinado em 2024, quando as ações geraram mais de 126 milhões de impressões nas redes sociais e atingiram 23,4 milhões de pessoas por meio de rádios.

Publicidade

“Nosso objetivo é alertar sobre acidentes na rede elétrica causados por ação humana. Eles colocam em risco a população e podem interromper o fornecimento de energia. Por isso, a prioridade da Eletrobras é garantir a segurança das pessoas, do meio ambiente e de seus ativos. Consequentemente, o diálogo contínuo com a população é fundamental”, afirmou o vice-presidente Executivo de Operações e Segurança da Eletrobras, Antônio Varejão.

Além disso, a empresa realiza ações diretas com a comunidade e distribui material educativo. Entre maio e dezembro, período mais seco, a campanha intensifica alertas sobre queimadas perto de torres e linhas de transmissão, principalmente em áreas rurais. Em regiões agrícolas, ações específicas orientam sobre o perímetro de segurança ao redor das estruturas de energia. Técnicos de transmissão e de meio ambiente visitam moradores para reforçar recomendações e também entregar kits educativos.

Riscos de pipas e balões

Durante as festas de junho e julho, a Eletrobras reforça os alertas sobre os balões, que podem causar danos à rede elétrica, ao meio ambiente e ainda à vida das pessoas. Nas férias escolares, a atenção se volta para crianças e adolescentes, com orientações sobre soltura de pipas em locais seguros, longe da rede elétrica. Durante o ano letivo, oficinas em escolas oferecem atividades lúdicas e informativas. Portanto, o trabalho tem se mostrado eficaz, especialmente em centros urbanos.

Publicidade
COMPARTILHAR