Santa Catarina acumula 83,8 mil novas vagas de empregos formais em 2025

    Braço de um homem usando o mouse ao lado de um teclado, com uma carteira de trabalho sobre a mesa, ilustrando o registro e controle de empregos formais em Santa Catarina.
    Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SECOM/Divulgação

    Santa Catarina acumula 83.817 novas vagas de empregos formais em 2025. Assim, o crescimento até agosto foi de 3,26%. Além disso, a média nacional chegou a 3,18%. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 29 de setembro, por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

    O estado ocupa a 5ª posição no ranking de maiores saldos de emprego do país. No entanto, fica atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Entre os municípios catarinenses, Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó e Florianópolis registraram saldos superiores a 3 mil vagas.

    Impactos das tarifas e da Selic 

    No mês de agosto, o saldo de empregos formais foi menor: 315 novas vagas. Esse resultado ficou abaixo do observado no mesmo período do ano passado. Entre os fatores que influenciaram o desempenho, destacam-se as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Além disso, a Selic, atualmente em 15%, também impacta o mercado de trabalho.

    Publicidade

    Para amenizar os efeitos, o Governo do Estado lançou, em agosto, um pacote de R$ 435 milhões para apoiar empresas afetadas. Assim, busca proteger empregos e reduzir impactos no setor produtivo. O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, destacou que o crescimento do emprego formal é esperado em um estado que apresenta pleno emprego. Segundo a PNAD Contínua do 2º trimestre de 2025, Santa Catarina registrou a menor taxa de desemprego do país em agosto: 2,2%. Além disso, esse índice é o menor da série histórica iniciada em 2012.

    Oliveira ressaltou ainda que o governo acompanha atentamente os indicadores do mercado de trabalho. “O Governo do Estado tem agido rapidamente, adotando medidas emergenciais para enfrentar os obstáculos do cenário nacional e internacional e proteger os empregos no estado”, afirmou. Além disso, ele acrescentou que o pacote de R$ 435 milhões deve proteger cerca de 73 mil postos de trabalho.

    Indústria e Serviços respondem por 80% das vagas

    Os setores da Indústria e de Serviços foram responsáveis por aproximadamente 80% do saldo de novas vagas de emprego formal em Santa Catarina até agosto. O grupamento da Indústria liderou as contratações, principalmente em Fabricação de produtos alimentícios (4.846) e Fabricação de produtos têxteis (3.329). Já o setor de Serviços apresentou resultados expressivos em Atenção à saúde (6.228) e Administração pública, defesa e seguridade social (6.051).

    Publicidade