Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical com centro entre a Argentina e o Uruguai, deve mudar o tempo em Santa Catarina a partir da noite deste sábado (11/10). O sistema avança rapidamente sobre o estado e, por isso, provoca instabilidade entre o sábado e o domingo (12).
Além da chuva intensa, há risco de temporais com raios, ventos fortes e granizo em algumas regiões. Dessa forma, o risco é considerado moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores, conforme alerta da Defesa Civil estadual.
Sábado com calor e instabilidade no Oeste
Neste sábado (11), a circulação marítima perde força. Ainda assim, o tempo segue com maior nebulosidade e chuvas fracas e rápidas, especialmente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e o calor predomina.
Com o aumento da temperatura e da umidade, há possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no Grande Oeste e nos Planaltos, entre a tarde e a noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
As temperaturas sobem antes da chegada da frente fria. No Oeste, os termômetros podem alcançar 31°C a 33°C. No Litoral Sul, variam de 28°C a 30°C, enquanto nas demais regiões ficam entre 22°C e 26°C, com valores menores na Serra.
Domingo com chuva generalizada e ventania
Já no domingo (12), o avanço da frente fria torna o tempo mais instável. O rápido deslocamento de áreas de baixa pressão favorece a formação do ciclone extratropical e impulsiona a chuva para todo o estado.
No Oeste, a instabilidade começa ainda na madrugada e avança gradualmente para as demais regiões ao longo do dia. Assim, há possibilidade de temporais com raios, ventos fortes e granizo, especialmente no Grande Oeste e no Norte catarinense.
Durante a tarde, as temperaturas ainda sobem no Norte e Litoral, porém o ar frio avança rapidamente, e no Oeste os termômetros não passam de 20°C.
Segunda-feira com melhora gradual e temperaturas em queda
Na segunda-feira (13), o sistema se afasta aos poucos. Com isso, o tempo volta a ficar mais estável em todas as regiões. Entretanto, o calor e a umidade ainda podem provocar pancadas isoladas de chuva, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.
Durante a tarde, o clima permanece abafado, com temperaturas entre 25°C e 30°C no Litoral. À noite, contudo, o ingresso de ar frio provoca queda acentuada nas temperaturas, principalmente entre o Oeste e os Planaltos, onde as mínimas devem variar de 7°C a 14°C.
Terça e quarta com sol e manhãs mais frias
A partir de terça-feira (14), a chegada de uma massa de ar seco favorece o retorno do tempo firme e ensolarado em todo o estado. O amanhecer será frio, com temperaturas entre 7°C e 13°C na maioria das regiões, e ainda menores nas áreas mais altas da Serra.
Na quarta-feira (15), o tempo continua estável. O sol predomina e há poucas nuvens. No Litoral, contudo, a circulação marítima pode provocar chuva fraca e isolada nos extremos do dia.