Santa Catarina ultrapassa 8,5 milhões de passageiros nos aeroportos em 2025

    Passageiros caminham pela pista de aeroporto carregando malas e embarcam em aeronave, representando o aumento de passageiros nos aeroportos de Santa Cataina
    Foto: Jonatã Rocha/SECOM/Divulgação

    Os aeroportos de Santa Catarina encerraram 2025 com um novo recorde histórico. Ao longo do ano, 8,5 milhões de passageiros passaram pelos terminais do estado. Com isso, o crescimento foi de 5,6% em relação a 2024.

    Além disso, o movimento internacional ganhou ainda mais destaque. Pela primeira vez, Santa Catarina superou a marca de 1,2 milhão de passageiros em voos internacionais. Dessa forma, o estado consolidou sua posição no cenário aéreo nacional. Os dados foram apurados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, em conjunto com os operadores aeroportuários.

    Turismo, segurança e economia impulsionam os resultados

    Segundo o governador Jorginho Mello, o desempenho é resultado de uma combinação de fatores. Por um lado, Santa Catarina se destaca pela diversidade turística. Por outro, mantém altos níveis de segurança e uma economia dinâmica. Além disso, os investimentos contínuos em infraestrutura ampliam a capacidade do estado de atrair negócios, eventos e visitantes.

    Nesse contexto, Santa Catarina alcançou um índice de 1,04 passageiro por habitante. Assim, o estado se aproxima de mercados aéreos consolidados no cenário internacional. Para o secretário da SPAF, Beto Martins, o desempenho supera a média brasileira e se equipara ao de países como o Chile, o que reforça a eficiência do modelo adotado.
    Publicidade

    O Aeroporto Internacional de Florianópolis manteve a liderança no estado. O terminal foi o mais movimentado tanto no mercado doméstico quanto no internacional. No segmento internacional, somou 1,2 milhão de passageiros, o que representa alta de 36,7% em comparação com 2024. Já no mercado interno, foram 3,7 milhões de passageiros, fazendo o total ultrapassar 5 milhões.

    Os demais aeroportos também impulsionaram o crescimento do tráfego doméstico, que avançou 1,7% no ano. Navegantes liderou com 2,2 milhões de passageiros. Na sequência, Chapecó registrou 647,9 mil embarques. Em seguida, Joinville somou 528,2 mil passageiros. Já Jaguaruna movimentou 108,9 mil pessoas, enquanto Correia Pinto contabilizou 7,3 mil.

    A Agência Nacional de Aviação Civil deve divulgar, nas próximas semanas, os dados consolidados e finais da movimentação aeroportuária de Santa Catarina e do Brasil.
    Publicidade