Feriado de 12 de outubro terá chuva em Santa Catarina e risco de alagamentos no Oeste

Frente estacionária mantém o tempo instável até terça-feira (13), com previsão de chuva volumosa no Oeste e possibilidade de enxurradas

Chuva intensa atinge via movimentada em imagem que ilustra o risco de alagamentos em Santa Catarina
Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom/Divulgação

A chuva deve ganhar força em Santa Catarina nesta segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. O maior risco de alagamentos e enxurradas está no Extremo Oeste e Oeste. Segundo a Defesa Civil, os acumulados podem ser elevados nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Nesses locais, o risco varia de moderado a pontualmente alto.

Uma frente fria com características estacionárias mantém o tempo instável em todo o estado. Por isso, a previsão indica chuva persistente e temporais isolados até terça-feira (13). A instabilidade deve diminuir na quarta-feira (14), mas a melhora será temporária.

Neste domingo (11), a chuva voltou a atingir o Extremo Oeste e Oeste durante a madrugada, acompanhada de trovoadas. Ao longo do dia, a instabilidade avança para o Meio-Oeste, Planaltos e Litoral. Há risco baixo a moderado de alagamentos e enxurradas pontuais. Além disso, a maior cobertura de nuvens mantém as temperaturas amenas, com máximas de até 25°C. Na Serra, os termômetros ficam próximos dos 16°C durante a tarde.

Risco de alagamentos no Extremo Oeste e Oeste 

Publicidade

A segunda-feira (12) exige atenção especial, principalmente nas cidades do Extremo Oeste e Oeste catarinense. A chuva começa ainda na madrugada, inicialmente no Grande Oeste e nos Planaltos. Durante a manhã, avança para as demais regiões e deve persistir ao longo do dia, com possibilidade de temporais isolados.

Nas áreas próximas à divisa com o Paraná, a chuva pode ser volumosa e provocar alagamentos e enxurradas. A Defesa Civil aponta risco moderado a pontualmente alto nesses locais. Nas demais regiões, o risco varia de baixo a moderado. Já a possibilidade de destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica permanece baixa.

As temperaturas também ficam amenas durante o feriado. Na Serra, as mínimas variam entre 10°C e 13°C. Nas demais regiões, ficam entre 13°C e 17°C. À tarde, os termômetros devem marcar de 17°C a 22°C na maior parte do estado.

Na terça-feira (13), a frente estacionária continua influenciando o tempo em Santa Catarina. A chuva persistente deve atingir principalmente as áreas próximas à divisa com o Paraná. Enquanto isso, as demais regiões seguem sujeitas a temporais isolados, incluindo os municípios próximos ao Rio Grande do Sul.

O risco de ocorrências relacionadas à chuva e aos temporais varia de baixo a pontualmente moderado. Apesar da instabilidade, as temperaturas começam a subir. No Litoral, as máximas podem chegar a 28°C. No Oeste, ficam entre 23°C e 26°C, enquanto no Planalto Sul variam de 20°C a 23°C.

Quando a chuva deve diminuir?

A previsão indica uma redução da chuva na quarta-feira (14), com diminuição da instabilidade em todas as regiões catarinenses. No entanto, a melhora deve durar pouco.

Na quinta-feira (15), a circulação marítima ganha força e volta a favorecer a ocorrência de chuva. A precipitação pode ser persistente e pontualmente intensa, principalmente entre o Meio-Oeste e as regiões litorâneas.

Publicidade