Ação da prefeitura promove limpeza em Campinas e Kobrasol

Equipe de aproximadamente 200 funcionários do município trabalha na limpeza geral nos bairros durante 30 dias
Equipe de aproximadamente 200 funcionários do município trabalha na limpeza geral nos bairros durante 30 dias - PMSJ/Divulgação/CSC

A Prefeitura de São José realizou nesta quarta-feira (20/10) uma operação de limpeza urbana e o atendimento de pessoas em situação de rua nos bairros Campinas e Kobrasol. A iniciativa, promovida pelas secretarias de Segurança, Infraestrutura e Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP), visa garantir a ordem e organização dos bairros da cidade.

Segundo a prefeitura, haverá o mesmo tipo de ação nos próximos 30 dias, em horários alternados entre manhã e tarde, assim como a fiscalização de cones e correntes em estabelecimentos, notificando-os caso necessário.

Umas das intenções dos fiscais da Susp, que têm percorrido a cidade, é a inspeção das posturas municipais, como terrenos sujos, obstrução de passeio e anúncios em postes. “Essas ações têm como objetivo mostrar aos cidadãos que aqui vivem, ou por aqui passam, de que a cidade está em ordem”, afirma o secretário adjunto, Michael Rosanelli.

Publicidade

Em conjunto, a Guarda Municipal de São José faz a abordagem às pessoas em situação de rua e também a fiscalização dos carrinhos utilizados por trabalhadores informais na coleta de resíduos sólidos recicláveis. A medida tem como amparo a Lei 6.039 de 2021.

Fiscalização em terrenos baldios

Entre as demandas que a Susp tem atendido em São José, está a intimação de proprietários de terrenos baldios que precisam fazer a limpeza e zelo com as áreas.

Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos percorre São José notificando proprietários de terrenos baldios para que façam limpeza dos lotes
Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos percorre São José notificando proprietários de terrenos baldios para que façam limpeza dos lotes – PMSJ/Divulgação/CSCSus

A equipe da secretaria acompanhou a limpeza de alguns terrenos na Avenida Josué Di Bernardi, em Campinas, e no bairro de Areias. A falta de limpeza dos lotes – e também porque há muita gente que joga lixo em qualquer lugar – resulta em bairros malcuidados e em reclamações dos moradores mais conscientes com a conservação da cidade. Após intimações e contatos, os proprietários realizaram a limpeza dos espaços.

Para denúncias de áreas abandonadas ou com necessidade de limpeza é possível registrar a demanda na ouvidoria municipal pelo telefone 0800 644 9040.

Publicidade