Acessibilidade é ampliada nas unidades de ensino de São José

    homem e garoto dentro de elevador com acessibilidade para cadeirantes em escola
    Para a Secretaria de Educação de São José, acessibilidade deve ser trabalhada em termos de espaço físico e de inclusão - PMSJ/Divulgação/CSC

    A acessibilidade é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação nas obras realizadas na rede municipal de ensino de São José. Seja na construção de novas unidades ou na reforma de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o objetivo é que os espaços apresentem e assegurem condições de acesso a todas as pessoas.

    A acessibilidade não se resume à estrutura física. Por isso, a Secretaria de Educação desenvolve ações como forma de desenvolver uma cultura de valores inclusivos na escola. “Entre os muitos papéis da escola, um deles é promover a inclusão social, que traz na sua competência a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência. Ao evidenciar as diferenças e mostrar que elas fazem parte do cotidiano, se consegue agregar conceitos e promover uma melhor qualidade de vida”, ressalta a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing.

    “O compromisso com a Educação parte da premissa de que os educandos possuem diversos perfis e, ao se reconhecer as diferenças e as necessidades de cada um, se consegue planejar atividades que possam atender essas especificidades. Assegurar, criar, desenvolver, se comprometer, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outras linguagens, proporciona que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida”, explica a diretora de Ensino, Cláudia Regina Macário.

    Publicidade
    COMPARTILHAR