Alta na Covid e fila nos postos faz prefeitura da capital chamar mais profissionais de saúde

A Prefeitura de Florianópolis está em busca de mais profissionais para melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde, que têm registrado grandes filas nesse início de ano por conta da alta de casos suspeitos de coronavírus.

A Secretaria de Saúde municipal também anunciou que, a partir desta quarta-feira (5/1), o Centro de Saúde Canasvieiras tem o horário de funcionamento ampliado, atendendo agora de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 13h às 22h.

A prefeitura trabalha na instalação de tendas em diversos Centros de Saúde e em UPAs para dar suporte de infraestrutura no combate à Covid-19, principalmente no quesito de testagem. Diversas farmácias em Florianópolis também registram alta na quantidade de pessoas em busca de testes rápidos. Através do consórcio de municípios, foi também solicitado o apoio do Ministério da Saúde para envio de testes e medicamentos.

Publicidade

Outra medida que está sendo tomada em Florianópolis é a ampliação de equipes em alguns Centros de Saúde e UPAS municipais para reduzir tempos de espera. Segundo a prefeitura, os profissionais de Saúde são chamados com editais de processos seletivos já em curso.

Pacientes que procuram atendimento na UPA Norte com sintomas mais leves, local de maior fila nos últimos dias, são encaminhados agora para o Centro de Saúde Canasvieiras. Dessa forma, afirma a prefeitura, os profissionais de Saúde da UPA conseguem focar no atendimento de pacientes mais graves e moderados.

Pedido por cuidados básicos

A Prefeitura de Florianópolis reforçou ainda a importância da população se prevenir ainda mais contra a Covid-19 neste momento de alta de casos da doença na capital. Atualização da vacinação contra Covid-19, manter as mãos higienizadas e utilizar máscaras estão entre as condutas recomendadas.

Publicidade