Ano letivo em SJ inicia com novo modelo de gestão democrática nas unidades escolares

Ano letivo em SJ inicia com novo modelo de gestão democrática nas unidades escolares
Diretores tiveram plano de gestão escolar aprovado por comunidades escolares das cinco regiões do município - Foto: PMSJ/Divulgação/CSC

São José iniciou o ano letivo, nesta semana, com novos diretores de unidades de educação, após um processo de gestão democrática. A escolha das pessoas à frente de cada escola se deu por critérios de mérito e desempenho. As diretrizes foram definidas em lei municipal no ano passado em cumprimento ao  Plano Nacional de Educação.

Os interessados em assumir a direção das escolas realizaram curso de liderança e gestão escolar, com carga de 40 horas, disponibilizado pela Secretaria de Educação. No curso, cada qual desenvolveu um plano de gestão escolar, que foi apresentado e analisado por representantes de todas as comunidades escolares das cinco regiões do município.

Os candidatos considerados aptos na avaliação passaram a integrar um banco de recursos humanos. Levando em consideração os critérios de mérito, os aptos tiveram sua escolha validada em 31 de janeiro pelo prefeito, Orvino Coelho de Ávila. Os planos de gestão escolar, aprovados no curso, serão adequados pelos diretores às peculiaridades das unidades escolares, contando com aval da comunidade.

Publicidade

Além de cumprir o que determina o Plano Nacional de Educação, o decreto municipal atende critérios do Ministério Público de Santa Catarina que, em nota técnica, trata da inconstitucionalidade da eleição direta para diretor de unidade escolar e trata da gestão democrática do ensino público.

Publicidade
COMPARTILHAR