Quatro escolas são escolhidas para compra de vagas de educação infantil em São José

Programa Bolsa Educação credencia quatro instituições particulares para reduzir fila; contratos devem ser assinados nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Educação de São José publicou, na terça-feira (3/4), no Diário Oficial dos Municípios (DOM), o resultado do credenciamento de instituições educacionais privadas para atendimento na Educação Infantil de crianças de 0 a 3 anos.

Os valores das mensalidades serão pagos pela Prefeitura de São José para suprir a demanda que resulta em uma fila por vagas na educação infantil municipal. Segundo a Secretaria de Educação, até essa quarta era 1.079 crianças na lista de espera da Educação Infantil na faixa etária de 0 a 3 anos. Quando lançou o edital de credenciamento das instituições educacionais privadas, esse número era de 811 crianças.

vagas na educação infantil de são josé
Déficit na educação infantil em São José é de 1,2 mil vagas, que começará a reduzir com contratação de escolas particulares – PMSJ/Divulgação/CSC

O credenciamento faz parte do Programa Bolsa Educação, instituído pela lei municipal nº 6.102/2021, para que o município possa adquirir vagas em instituições e escolas da rede particular de ensino, situadas no Município, com a finalidade de distribuí-las na exata medida das vagas faltantes na rede pública municipal de ensino.

Publicidade

Foram credenciados: o Centro de Educação Infantil Mediarte, o Colégio Silveira e a Casa Escola Maria Montessori, no bairro Kobrasol, e o Centro Educacional Maria Montessori, em Campinas.

Com esse credenciamento, a Secretaria Municipal de Educação estima oferecer inicialmente mais 263 vagas na Educação Infantil. O próximo passo será a formalização dos contratos, prevista pela prefeitura para esta semana ainda. Na sequência, a central de vagas fará os contatos com as famílias que estão na lista de espera nas localidades das instituições educacionais para preenchimento das vagas.

A Secretaria Municipal de Educação prevê abrir novo edital para credenciar mais empresas para ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil ainda em 2022.

+ Creche do loteamento Solemar, em São José, terá sede própria
+ São José amplia número de escolas de educação em tempo integral

Publicidade