Arteris tem identificado focos de incêndio e despejo de lixo na obra do contorno

fogo em pequeno barranco ao lado de estrada de terra
Pessoas utilizam a obra do contorno viário para jogar lixo e atear fogo - Arteris/Divulgação/CSC

A concessionária Arteris Litoral Sul tem identificado focos de incêndio nas obras do contorno viário da Grande Florianópolis. Conforme a empresa, o foco é provocado principalmente pela queima de lixo.

A conduta, além de ser crime pela Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9605/1998) e proibida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), pode provocar nessa época de seca o alastramento do fogo, causando incêndios maiores.

Segundo a coordenadora de meio ambiente da Arteris Litoral Sul, Daniela Bussmann, os moradores vizinhos das áreas próximas serão informados na medida do possível, sempre que houver identificação de focos de incêndio ou depósito de lixo. Porém, é preciso que haja conscientização de todos.

Publicidade

“É importante que todos lembrem que a faixa de domínio é área de acesso extremamente restrito e que colaborem e compreendam que vai além da proibição ou de crime, mas que é um risco para todos. Se algum vizinho ver algum foco, deve buscar a concessionária e denunciar”, alerta Daniela.

O telefone para denúncia ao Ibama é 0800-61-8080. Já o contato com a Arteris pode ser pelo e-mail faixadedominio.litoralsul@arteris.com.br ou telefone (47) 3177–0700.

O contorno viário da Grande Florianópolis deve ficar pronto apenas em 2023.

Publicidade
COMPARTILHAR