A Biblioteca Pública de Santa Catarina está completando 170 anos em 31 de maio e, para comemorar, foi montada uma programação especial. As atividades ocorrerão na própria Biblioteca e também no Centro Integrado de Cultura (CIC), ambos espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Para dar o pontapé inicial nas comemorações, escritores da Academia Catarinense de Letras (ACL) participam de uma roda de conversa em 22 de maio, às 15h, no Cinema Gilberto Gerlach, do CIC, com o tema “O papel da Biblioteca no processo de leitura e construção da escrita”. Estarão presentes a presidente da ACL, Lélia Pereira da Silva Nunes; o vice-presidente da ACL, Moacir Pereira; o ex-presidente da entidade, Péricles Prade; além do convidado especial, o escritor, membro da ACL e da Academia Brasileira de Letras, Godofredo de Oliveira Neto. O encontro terá como mediadora a 1ª secretária da ACL, a escritora Maria Tereza de Queiroz Piacentini. Na ocasião, haverá cerimônia com homenagens e coquetel.

Em 23, 24, 27 e 28 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco de bate-papos com escritores, oficinas e cafés literários, workshop, palestra com o presidente da FCC, Rafael Nogueira, entre outras atividades. Será lançado, também, o Concurso de Poesias dos 170 anos da BPSC, com o tema “Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes da biblioteca”. Para participar, os interessados devem enviar uma poesia escrita, gravada ou filmada pelo formulário disponível em bit.ly/poesiasbpsc170. Os 27 textos vencedores farão parte de um e-book.

Publicidade

Outra iniciativa que contempla o aniversário da instituição é o lançamento da quarta edição do Desafio da BPSC: “Desenho do livro que eu li – Inclusivo”. Crianças e adolescentes, residentes no estado, com idades entre 0 e 14 anos, podem enviar desenhos inspirados em um livro que tenham lido. A modalidade do concurso é desenho livre, inédito, sendo admitidas pinturas ou uso de qualquer técnica, desde que feita em folha de papel A4, conforme o regulamento do concurso que será divulgado em breve no site da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

Encerrando a programação, em 29 de maio, às 20h, o Instituto Musical Coreográfico “Asas do Ipiranga” apresenta o espetáculo “Era uma Vez” no palco do Teatro Ademir Rosa. Serão encenados trechos de dez obras infantojuvenis, como “Pinóquio”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia”, “O Mágico de Oz”, “O Rei Leão”, “Frozen”, “Moana”, “Aladdin”, entre outros. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site Sympla.

Publicidade
COMPARTILHAR