O Corpo de Bombeiros Militar confimou nesta terça-feira (19/12) que as buscas pelo escritor desaparecido no mar do leste da ilha, Marco Vasques, foram suspensas no domingo (17), após uma semana sem encontrar qualquer vestígio. O homem desapareceu no dia 9 quando saiu em uma pequena lancha para pescar na região da Ilha do Xavier, próximo à Praia Mole, e despareceu sem deixar rastros, até agora.
Segundo comunicado do CBM, as operações de busca ocorreram em conjunto com o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, realizando diariamente varreduras aéreas e marítimas, com uso de helicóptero, avião e embarcações de resgate. Nada, porém, foi encontrado, levando as corporações a suspenderem o trabalho.
Ainda conforme a nota, os bombeiros ficarão monitprando as condições do mar e, se houver novas informações ou indícios sobre o possível naufrágio, novas buscas direcionadas irão ocorrer. Vasques era habilitado para navegação e tinha experiência na prática; ela estava sozinho e pilotava uma lancha de 16 pés denominada ‘Mobydick’.
Vasques, 49, é doutor em teatro e filosofia, tem mais de 20 obras publicadas e ocupa uma cadeira do Teatro no Conselho Estadual de Cultura, além de editar o jornal de teatro “Caixa de Pont[o]”.