Câmara de Florianópolis solicita explicações sobre as pontes; governo faz nova vistoria nesta quinta (14)

    as duas pontes cheias de veículos vistas de longe, da praça dos três poderes, no centro
    Falta de manutenção por anos na estruturas das pontes começa a apresentar consequências - Foto: James Tavares/Secom SC

    A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou nesta quarta-feira (13/2) o requerimento do vereador Pedrão (PP) solicitando a presença do Secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, para dar explicações sobre a situação das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que ligam a região continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina.

    O requerimento trata dos investimentos já efetuados, os próximos investimentos nas pontes, histórico da manutenção, wditais de licitação, tanto de manutenção quanto de fiscalização da obra, e os laudos técnicos do Deinfra e dos peritos demonstrando o atual estado de ambas. A data para presença do Secretário na Câmara Municipal de Florianópolis ainda será definida.

    Pedrão explicou que já havia solicitado retorno do Governo do Estado em 2015 e que o assunto é de extrema importância para a Capital: “As pontes não conectam apenas a Ilha ao Continente, conectam Florianópolis com o mundo e há, sim, um risco iminente às milhares de pessoas que passam por elas todos os dias”.

    Publicidade

    + Ponte Pedro Ivo Campos: descalabros desde o princípio

    Governo do Estado faz vistoria

    Uma equipe técnica do Departamento Estadual da Infraestrutura (Deinfra) realizou os reparos em uma placa metálica da Ponte Pedro Ivo Campos, na noite de quarta, após a quebra que ocasionou em caos na mobilidade na região continental e pedidos gerais de manutenção para as ligações rodoviárias à Ilha.

    Para esta quinta-feira (14) está agendada nova vistoria no local para verificar a situação das demais placas e parafusos.

    De acordo com Carlos Hassler, a estrutura não oferece risco de colapso. “A parte estrutural não está comprometida. Estamos trabalhando para garantir a segurança de todos que trafegam pelas pontes”, garantiu.

    O governo diz também que ainda nesta quinta será divulgado no Diário Oficial a empresa que ficou em primeiro lugar no processo licitatório de supervisão das obras de recuperação das pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos. O prazo para recurso já foi encerrado. A proposta com menor valor foi apresentada pela Engevix, por cerca de R$ 1,3 milhão.

    A obra de recuperação das pontes será realizada pela empresa Cejen Engenharia Ltda., de Curitiba, vencedora do processo licitatório realizado em 2016. O valor contratado para execução é de R$ 29.661.611,40, e o prazo para conclusão é de 24 meses, conforme previsto no edital.

    De acordo com o secretário Hassler, as tratativas com a empresa que irá executar as obras já estão em andamento. A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada ainda neste mês.

    Publicidade