composição de fotos com os quatros presidentes
Do MDB, Michel Schlemper e Salmir da Silva assumem a presidência nas Câmaras Municipais de São José e Biguaçu; em Palhoça e Florianópolis, assumiram os vereadores do PSD Neném do Bertilo e Roberto Katumi, que já ocupava interinamente a presidência - Fotos: CMSJ/CMB/CMP/CMF

As câmaras municipais da Grande Florianópolis voltam ao trabalho nesta segunda-feira (4/2) com novos vereadores na cadeira central de cada mesa diretora.

Os poderes legislativos de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu recentemente escolheram, respectivamente, Roberto Katumi Oda (PSD), Michel Schlemper (MDB), Edemir Niehues (ou Neném do Bertilo – PSD) e Salmir da Silva (MDB) para a presidência no biênio 2019/2020.

É a partir destes dois próximos anos e da ocupação dos espaços de poder que as eleições municipais – o próximo pleito no Brasil, em outubro de 2020 – começam a se tornar mais palpáveis. Em geral, os presidentes das câmaras municiais se tornam candidatos naturais às prefeituras ou, no mínimo, influentes cabos eleitorais.

Comissões Legislativas em disputa
Publicidade

Agora, nesta semana que abre os trabalhos anuais, as ações parlamentares municipais serão voltadas para as disputas das comissões legislativas.

A escolha para a presidência de cada comissão interna, porém, não deve divergir das votações para as novas mesas diretoras, com exceção da cidade de São José, onde a volta da vereadora Sandra Martins (PSDB) pode inverter o resultado de 10 votos a 9 para a nova mesa. Nos últimos dois anos, São José manteve cinco comissões legislativas. A votação inicia nesta quarta (6/2).

Na Capital, são 13 comissões permanentes em disputa. A presidência de cada comissão é votada individualmente e o tema deve ocupar toda a ordem do dia nesta segunda-feira (4/2). A CMF também recebe um novo vereador. Edmilson Carlos Pereira Júnior, primeiro suplente pelo PSB, assume o mandato após a renúncia do vereador Bruno Souza (PSB), eleito deputado estadual.

Assim como em Florianópolis e São José, a mais disputada comissão em Biguaçu e Palhoça será as de que tratam de constituição/legislação e justiça.

Fora esses primeiros embates políticos em cada cidade, para iniciar os trabalhos em 2019, CMF, CMSJ, CMP e CMB, as câmaras municipais da região, recebem a mensagem do chefe do Executivo como forma a “expor a situação do município” ao conhecimento dos vereadores e vereadoras.

Desta forma está dada a largada para mais um ano legislativo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here