Campanha de conscientização no trânsito termina com recado a motociclistas

acidentes de trânsito com motociclistas
30% das mortes em acidentes de trânsito são de pessoas em motocicletas - Foto: CBM-SC

Com base nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), que registrou 1.415 mortes no trânsito apenas em 2022, sendo 462 delas de motociclistas, o Brasil ainda enfrenta um grave problema com acidentes, que continuam entre as principais causas de morte no país.

Para conscientizar a população sobre esse alto índice de fatalidades e reforçar a importância de adotar uma postura prudente no trânsito, o movimento Maio Amarelo completa 10 anos em 2023. Com o lema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha busca chamar a atenção das pessoas e encorajá-las a dirigir com segurança.

Os números alarmantes destacam a vulnerabilidade dos motociclistas nas vias brasileiras. Mais de 30% das mortes registradas em acidentes de trânsito no ano passado foram de pessoas que utilizavam motocicletas como meio de transporte.

Publicidade

Diante dessa realidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) compartilha algumas dicas fundamentais para a segurança dos motociclistas que trafegam pelo estado.

1) Só realize ultrapassagens quando for seguro mantendo uma distância dos demais veículos. Ao ultrapassar caminhões e ônibus, por exemplo, o deslocamento de ar causado por eles é capaz de desestabilizar a moto e causar queda. Atrás desses veículos o turbilhão de ar tende e puxar a moto para próximo deles, causando o “efeito vácuo”. Pela frente o ar direciona para os lados, o que tende a “empurrar” a moto para a lateral.

2) Não trafegue em alta velocidade nos “corredores” das pistas de rolagem;

3) Capacete: obrigatório para condutor e passageiro e deve estar afixado à cabeça pelo conjunto de cinta jugular e engate por baixo do maxilar, bem como com a manutenção da viseira em dia (fixação e visibilidade);

4) A moto deve estar com sua manutenção em dia. Atenção especial para os pneus;

5) Indica-se o uso de roupas de proteção pois em caso de queda ela é capaz de minimizar escoriação, por exemplo. Além disso, calçados que sejam adequados e firmes para melhor manejo dos pedais;

6) Jamais utilizar o celular ou mesmo fones de ouvido enquanto está conduzindo uma moto. Sua atenção deve estar concentrada no trânsito da via. Segundo o CBM tem se tornado comum o uso desses aparelhos por motociclistas.

Publicidade
COMPARTILHAR