Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo iniciam nesta segunda

    Ministério da Saúde pretende vacinar 80 milhões de pessoas, 2,6 milhões em SC

    Começam nesta segunda-feira (4/4) as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo. A meta em Santa Catarina é vacinar 2.662.664 pessoas, sendo que a meta é imunizar, ao menos, 90% desta população. No ano passado, a meta de vacinação nos grupos prioritários não foi alcançada no estado, que registrou uma cobertura de 70,6%. Em todo o país a meta é de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho.

    Segundo o Ministério da Saúde, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Etapas de vacinação contra gripe

    Para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte, a estratégia é vacinar primeiro os os grupos prioritários.

    Publicidade

    A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, que vai até 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

    No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

    A transmissão da gripe ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar; ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olho.

    + São José se prepara para campanha nacional de influenza e sarampo

    Campanha contra o sarampo

    O público-alvo da Campanha de Vacinação contra o sarampo é de 659.853 pessoas, sendo 504.056 crianças de seis meses até quatro anos de idade e 155.797 trabalhadores da saúde. A meta é vacinar, ao menos, 95% do público-alvo de cada um dos grupos. Pessoas que fazem parte desses grupos, e que também serão imunizadas contra a gripe, devem procurar uma unidade de saúde para tomar uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, independentemente da situação vacinal ou verificar com a Secretaria Municipal de Saúde a estratégia de vacinação local.

    A Campanha de Vacinação contra o Sarampo também será realizada em duas etapas. A primeira etapa (entre 4 e 30 de abril): vacinação dos trabalhadores da saúde; segunda etapa (entre 02 de maio e 03 de junho): vacinação de crianças de seis meses até quatro anos de idade.

    Publicidade