Campanhas de vacinação contra polio e mais 20 doenças são lançadas em SC

    Objetivo é atualizar cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, que andam em baixa

    Elevar as coberturas vacinais para proteger crianças e adolescentes de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação. Esse é o principal objetivo das Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos lançadas na manhã desta sexta-feira (5/8), pela Secretaria de Estado da Saúde.

    As campanhas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios do estado entre 8 de agosto e 9 de setembro. O Dia D, sábado de mobilização estadual, onde os postos ficam abertos para a vacinação, será em 20 de agosto.

    As campanhas de vacinação

    Na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a indicação é vacinar crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP. O público estimado é de 488.948 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos.

    Publicidade

    Já na Campanha de Multivacinação serão oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite, caxumba, rubéola, tétano e coqueluche. Nessa campanha as doses são recomendadas para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. A meta de cobertura vacinal é de 95% para quase todas as vacinas, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%.

    Para que a população possa acompanhar o andamento das campanhas, a Secretaria da Saúde vai disponibilizar semanalmente um Painel de Vacinação com informações sobre o número de crianças e adolescentes que procuraram uma unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação e quantos precisaram ser vacinados. As informações serão divulgadas por município e faixa etária, de zero a 14 anos, público-alvo das campanhas.

    Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), destaca que a adesão a essas duas campanhas é de extrema importância para que Santa Catarina e o Brasil permaneçam livres da poliomielite e para que crianças e adolescentes cresçam saudáveis. “Ao longo dos anos, temos percebido uma queda nas coberturas vacinais, o que nos preocupa, precisamos manter as coberturas altas para evitar que doenças já controladas ou erradicadas retornem ao nosso convívio e para reduzir, cada vez mais, a incidência de doenças preveníveis com a vacinação”, avalia.

    Publicidade
    COMPARTILHAR