Campeonato catarinense inicia com amadorismo na federação de futebol

Batendo na porta

O futebol catarinense tem duas fases. Uma até a administração de Delfin Peixoto Filho e a outra depois de sua trágica morte. O ex-presidente faz muita falta para o nosso futebol e isso ninguém pode negar. O Catarinão está batendo na porta, irá começar neste próximo sábado (14), entre dois clubes grandes do nosso futebol, Chapecoense e Avaí. O futebol catarinense não vive um bom momento e essa atual administração mais parece amadora. A FCF parece não se importar muito, principalmente com os estádios e a menos de dois dias ainda tem alguns desses locais sem as mínimas condições de receber os jogos.

Novos desafios

Depois de um bom recesso, vamos reunir forças nos preparando para enfrentar novos desafios neste ano de 2023 depois de tantas coisas que aconteceram na temporada passada. Daqui pra frente esperança é o que nos interessa e esperar que o nosso Brasil possa seguir em frente rumo ao desenvolvimento. Essa coluna deseja a todos os clubes que renovaram seus planteis que tenham qualidade técnica, organização, planejamento e gestão profissional.

Ídolos

O Brasil está perdendo suas boas referências, em compensação continua a brotar a cacalhada. Pelé nos deixou, e quando se fala de Pelé é falar da maior divindade do futebol mundial. Ele chegou a parar uma guerra na África numa das tantas excursões que o Santos fazia pelo mundo afora. No último domingo (8), justamente no dia do meu aniversário, o meu bom amigo Roberto Dinamite nos deixou depois de lutar contra um câncer no intestino. Conheci Dinamite em 1987, num jogo de despedida de Carlinho do Parque, do Marcílio Dias. De lá pra cá foram dezenas de eventos. Dinamite era pessoa carinhosa, simplório e que fazia questão de atender a todos com a mesma dedicação. Que esses ídolos sirvam de lição para essa nova geração de jogadores.

Campeonato catarinense
Publicidade

O campeonato catarinense 2023 irá começar neste sábado (14). O Avaí irá até Chapecó para enfrentar o Verdão do Oeste com um elenco totalmente reformulado e que terá no comando da equipe o experiente ex-jogador Alex, que irá fazer a sua estreia no comando de um time profissional.  O Figueirense vem também com um treinador conhecido do futebol brasileiro, que é Cristovão Borges. O alvinegro vem com um time modesto, enxuto com um orçamento reduzido e com alguns jogadores da base. E por aqui na região também teremos o Atlético Catarinense, de São José, e que mandará seus jogos no Scarpelli. O Atlético quer ser a grande surpresa deste Catarinão e aposta no conhecimento de futebol que tem o seu treinador Arilson Costa, que já foi campeão da Libertadores em 1999 pelo Grêmio.

Técnico estrangeiro

Estou assistindo alguns jogos da Copinha São Paulo e tenho percebido como anda fraquinho o índice técnico de nossos futuros jogadores. Por conta disso muito tem se discutido sobre trazer um técnico estrangeiro para comandar a nossa seleção brasileira. Uma seleção que já foi considerada a melhor de todas do planeta bola. Mais do que um treinador ou brasileiro, o que precisamos é de jogadores comprometidos com a nossa seleção. Jogadores diferentes daquela seleção de 2022, que maculou a imagem do futebol brasileiro por todo o mundo.

Bem me quer, mal me quer
  • O atacante Guilherme Santos, de 21 anos e que defendeu o Red-Bull Bragantino na temporada passada, é mais um dos novos reforços do plantel do Avaí. O jogador vem por empréstimo do Atlético/MG.
  • O Avaí continua em ritmo acelerado de fortes trabalhos visando a sua estreia no Catarinão 2023. Alex vem fazendo os últimos ajustes e a delegação azurra embarca nesta sexta-feira para a capital do oeste catarinense.
  • Aos 34 anos, o atacante Aloísio “Boi Bandido” recebeu sondagem do Criciúma para esta temporada. O jogador, que por aqui já defendeu o Figueirense, pretende pendurar as chuteiras em 2023.
  • Depois de 10 anos, o meia Robinho retornou para a Ressacada aonde já está treinando para defender a camisa azurra mais uma vez. Robinho tem a sua imagem identificada com o clube. Agora ele será comandado por Alex. Os dois formaram dupla no Coritiba.
  • Este campeonato catarinense vem recheado de novas caras dentro e também fora das quatro linhas. Ex-jogadores com carreiras brilhantes dentro de campo e que agora são treinadores. Alex, que defendeu o Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e seleção brasileira comanda o Avaí. Arilson Costa, ex-meia, que defendeu Grêmio, Inter, Palmeiras e seleção brasileira irá comandar o Atlético Catarinense.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para o novo ano que estamos iniciando. Esta coluna deseja a todos vocês meus queridos leitores que 2023 seja um ano repleto de sonhos realizados e momentos deslumbrantes de paz e alegria. E que venham novos sorrisos, novas histórias, tudo novo.

Cartão vermelho para a falta de lixeiras em toda extensão de nossas praias. Estive no último dia do ano de 2022 dando uma “voltinha” entre a Ponta do Papagaio e a Pinheira, e pude perceber que são pouquíssimos pontos de coleta de lixo e uma certa quantidade de lixo jogado na areia. Se querem praias limpas, é importante colocarem lixeiras.

Pensamento do Bambi

Atenção: devido ao aumento dos salários dos políticos, da gasolina e dos impostos, informamos que a luz do fim do túnel foi cortada.

Publicidade