Quebra de tabu na final do Catarinão 22

Há cinco décadas apenas cinco times se revezavam no título catarinense

Decisão inédita

Brusque e Camboriú irão fazer a grande decisão inédita do futebol catarinense. Enquanto o time brusquense vai em busca do seu segundo título estadual, já que o primeiro foi em 1992 contra o Avaí, o Camboriú vai disputar a sua primeira final. É claro que no futebol tudo é imprevisível e tudo pode acontecer. Mas esse time do Brusque vem jogando muito. Sem sombras de dúvidas é o time que melhor joga futebol em Santa Catarina. A decisão do Catarinão de 2022 quebra um tabu no futebol catarinense de mais de cinquenta anos, quando o América de Joinville foi campeão vencendo o Próspera de Criciúma. De lá pra cá apenas cinco clubes eram os campeões: Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.

Tudo igual no jogo de ida da final do Catarinense entre brusque e camboriú
Tudo igual (1 a 1) no jogo de ida da final do Catarinense 22 – Foto: Fernando Ribeiro/FCF
Decisão do catarinão

A decisão do catarinão 2022 está se tornando algo fora do comum. O Brusque que tem a vantagem irá decidir tudo dentro de sua casa, teremos um Augusto Bauer completamente lotado. Ao Camboriú teria que fazer valer estar jogando em seu estádio e sair de lá com uma vitória. E pensando assim o primeiro confronto em Balneário Camboriú começou em ritmo alucinante e com apenas um minuto de jogo o Camboriú furou a defesa adversária e Juliano fora da área marcou um golaço. Com o apoio da sua torcida, o Camboriú não baixou o seu ímpeto e por pouco não faz o segundo gol. No segundo tempo o Brusque pressionou o seu adversário até chegar ao gol de empate. A definição do campeão estadual ficará para o próximo sábado no estádio Augusto Bauer.

Outros campeonatos

Outros campeonatos estaduais estarão sendo encerrados neste próximo fim de semana e o eixo Rio São Paulo estão mexendo com as maiores torcidas do Brasil. No Rio de Janeiro, Abel Braga deu nó tático no português Paulo Sousa, segurou um desligado Flamengo e deu bote final em duas oportunidades aproveitando os dois erros do zagueiro Léo Pereira que entregou o jogo de bandeja. Já em São Paulo, o milionário e propagado time do Palmeiras não conseguiu passar pelo São Paulo e pelo visto o título mudou de mãos, já que o time palmeirense já era tido como campeão. Ou seja, São Paulo conseguiu um resultado milagroso e Rogério Ceni derrubou o todo propagado português Abel Ferreira.

Um pouco desfalcada
Publicidade

A imprensa esportiva catarinense ficou um pouco desfalcada pela partida de Fernando Linhares da Silva. Aos 87 anos, Fernando Linhares faleceu nessa semana. Narrador esportivo e apresentador, Fernando atuou por longa data na extinta Radio Diário da Manhã, na Rádio Guarujá e foi o apresentador no programa Show de Bola na Tv Cultura. Tive o privilégio de bater uma boa conversa com ele. Sempre solícito quando abordado, Fernando Linhares deixará uma lacuna na nossa mídia esportiva.

Estrelas do futebol

As Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar estão na reta final e muitos países já asseguraram as suas vagas na competição mundial. Outras nações surpreendentemente não estarão nesta Copa. Algumas estrelas do futebol mundial também não irão jogar no Catar porque não conseguiram levar suas seleções para o torneio. É o Caso de Haaland, norueguês e atacante do Borussia Dortmund. Salah, destaque do Liverpool, é outro que ficará de fora já que o Egito foi despachado pelo Senegal nos pênaltis. Os italianos Donnaruma, Bonuci e o ítalo-brasileiro Jorginho estarão fora, já que a Itália, tetra campeã mundial foi eliminada pela Macedônia do Norte.

Muita moral

A Seleção Brasileira não tomou conhecimento da altitude de La Paz e aplicou um verdadeiro chocolate na Bolívia. A nossa seleção encerrou essa eliminatória com 45 pontos na classificação geral. Tite resolveu levar uma nova geração para o confronto e mais uma vez os “meninos” fizeram uma bela apresentação. Essa nova seleção deitou e rolou pra cima da seleção boliviana, aplicando um 4 a 0 ao natural. O bom disso tudo é que está acabando a “Neymar dependência” de nossa seleção. O Brasil chega ao Qatar com muita moral.

Bruno Guimarães comemora um dos 4 gols do Brasil contra a Bolívia pela última rodada das Eliminatórias da Copa de 2022
Bruno Guimarães comemora um dos 4 gols do Brasil contra a Bolívia pela última rodada das Eliminatórias da Copa de 2022. – Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Busca pelo primeiro título

O Camboriú está disputando o seu primeiro título estadual e não é por acaso. A equipe é formada por bons jogadores e tem no comando Luan Carlos, um jovem e promissor treinador com muito conhecimento e capacidade. Desde o primeiro jogo da semifinal, no Orlando Scarpelli, o Camboriú demonstrou ser bem melhor que o Figueirense, jogou muito mais futebol. Com a vantagem de jogar em casa e pelo o empate o Camboriú não quis saber disso e resolveu partir pra cima de um Figueirense, que jogou com uma zaga que não inspirava confiança. E mais uma vez o goleiro Rodolfo voltou a falhar no primeiro gol.

Bem me quer … mal me quere 
  • Na decisão deste Catarinão dois jogadores estão fazendo a diferença pela qualidade e as suas lideranças. Diego Jardel, que já defendeu o Avaí, pelo Brusque, e Jorge Henrique, que defendeu o Figueirense e outros grandes clubes, pelo Camboriú.
  • Pra quem achava que o volante Oberdan iria deixar o Figueirense errou feio. O clube alvinegro comprou os direitos do atleta que estava jogando por empréstimo junto ao FC Cascavel.
  • Intensificando em busca por reforços, quem poderá desembarcar no Scarpelli é o atacante Gustavo Ramos, de 25 anos, que estava atuando pelo São Bernardo, que chegou até as quartas de final do paulistão sendo eliminado pelo São Paulo.
  • O Vasco está anunciando a contratação do centroavante Zé Vitor que defendeu o Marcilio Dias no catarinense. Com presença de área e determinação, Zé Vitor foi o vice artilheiro do catarinão com nove gols.
  • Depois de um péssimo início de temporada o Avaí está em busca de novos reforços para a disputa do brasileirão. O zagueiro Douglas, de 31 anos, que já defendeu a Chapecoense e que estava no futebol da Turquia, poderá desembarcar na Ressacada.
  • Tendo falhado nos dois jogos das semi-finais do catarinão, o goleiro Rodolfo Castro vai ter que sentar num banquinho.  Já o goleiro Wilson teve seu nome publicado no BID da CBF e está pronto para estrear com a camisa alvinegra.
  • O Avaí tem um novo preparador físico para esta temporada. Trata-se de Felippe Capella que começou nas categorias de base do Botafogo/RJ, chegou ao profissional em 2017 e atualmente estava trabalhando no Flamengo/RJ.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para o Tinho’s Louge, uma das melhores casa noturna de Palhoça. Um lugar para você se divertir toda semana com a melhores bandas , boa gastronomia e o melhor atendimento da região.

Cartão vermelho esta poluição sonora que vivenciamos todos os dias. Principalmente certos motociclistas que adoram abrir o escapamento de suas motos só para fazer um barulho infernal.

Pensamento do Bambi

Em certas situações, um simples papel higiênico pode ser o seu maior herói.

Publicidade