Casan realiza monitoramento de águas da baía norte

    monitoramento de águas da baía norte, próximo ao MOnte Verde
    Trabalho está relacionado à construção da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro João Paulo, em Florianópolis - Casan/Divulgação/CSC

    A Casan está coletando amostras de água e sedimentos para monitorar a qualidade ambiental da Baía Norte e de dois de seus principais afluentes, os Rios Vadik e Pau do Barco, na região da Bacia do Saco Grande, em Florianópolis.

    A atividade é realizada para acompanhar a evolução da qualidade da água e sedimentos de 10 pontos determinados durante a ampliação do Sistema de Esgotamento Saco Grande/Monte Verde. Dos 10 pontos amostrais, 7 estão localizados na Baía Norte, no entorno da Estação Ecológica de Carijós. Outros 3 estão em área urbana a montante dos rios Vadik e Pau do Barco.

    A falta de infraestrutura sanitária torna a região vulnerável à contaminação por lançamento de esgoto irregular nos rios e canais de drenagens. Com a análise das amostras, será possível estabelecer um diagnóstico dos corpos d’água, comparando resultados anteriores e posteriores à implantação do saneamento na região.

    Publicidade
    COMPARTILHAR