Executivos da Coamo, do Paraná, estiveram em reunião nesta segunda-feira (25) com o governador Jorginho Mello. No encontro, foi confirmado o anúncio do oitavo porto de Santa Catarina, que será construído em Itapoá e deve começar a operar em 2030.
O investimento chega a R$ 3 bilhões. O espaço terá 43 hectares, três berços de atracação e capacidade para movimentar até 11 milhões de toneladas por ano. Além disso, o projeto deve transformar a logística da região.
“Será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. Somos campeões do Brasil. É uma conquista maiúscula”, afirmou o governador. Ele lembrou ainda que o projeto se soma ao plano de dragagem da Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. Dessa forma, será criado um corredor estratégico de importação e exportação.
Ambiente de negócios de SC foi decisivo
A Coamo já atua no Porto de Paranaguá, no Paraná. No entanto, enfrenta filas para escoar a produção de grãos, resultado do trabalho de 32 mil cooperados. Por isso, o presidente executivo da cooperativa, Airton Galinari, destacou que o ambiente de negócios catarinense foi determinante para a escolha de Itapoá.
O novo espaço contará com terminais de GLP, granéis, combustíveis líquidos e fertilizantes. Além disso, Galinari ressaltou os projetos do Estado, como a duplicação das SC-416 e SC-417 e o aumento da profundidade da Baía da Babitonga.
“Esse é um sonho dos nossos produtores. Já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. Mas sentimos a necessidade da expansão. Esse terminal em Itapoá poderá receber até mil caminhões por dia. Portanto, isso nos motiva a realizar esse grande investimento”, explicou o executivo.
As obras devem gerar 2 mil empregos diretos. Já a operação do porto, quando finalizada, abrirá outras 1.000 vagas permanentes.
Santa Catarina fortalece vocação logística
Segundo o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o anúncio confirma a vocação catarinense para a logística.
“Santa Catarina já era o único estado do Brasil com seis portos. Agora terá oito, porque o sétimo já está em pré-teste: o Terminal Graneleiro de Santa Catarina (TGSC). A Coamo, maior cooperativa do país, fatura mais de R$ 30 bilhões e movimenta forte comércio exterior. Portanto, esse empreendimento é um marco e fortalece ainda mais o papel logístico do Estado”, afirmou.