Com tecnologia antiviral, reinicia a circulação linha Ponte Viva

Por Évelyn Cazão

Nessa segunda-feira (26/10), a linha 673 – Ponte Viva voltou a circular às 8h em Florianópolis, voltando ao quadro regular do transporte coletivo da capital. A grande novidade é a tecnologia antiviral.

O ônibus conta com vários nanomateriais antivirais, incluindo combate coronavírus e bactérias. Antes da linha começar a circular, foram testados dermatologicamente para que não causem nenhuma alergia ou irritação nos olhos e na pele dos passageiros. 

Publicidade

No transporte público a contaminação cruzada ocorre normalmente onde as pessoas se seguram, e com o material disponibilizado em acrílico e tecido, após 30 segundos de contato com esses acontece a inativação do vírus e das bactérias, isso porque é uma tecnologia química permanente. 

Gabriel Nunes, representante da TNS Nanotecnologia, explica sobre a eficácia desses materiais na prática: “o vírus, na mesma categoria que o coronavírus, são vírus envelopados. Esse envelope é uma camada que ele possui ao redor do seu DNA e RNA, uma vez que ele entra em contato com essas nanopartículas, nós temos uma troca iônica, de maneira geral um fenômeno ali, que você rompe essa barreira e expõe o RNA e DNA, fazendo com que esse vírus seja inativado e não seja transmissível de uma pessoa para outra, ou de um objeto para uma outra pessoa”.

Além do Estado de Santa Catarina, São Paulo também já conta com essa tecnologia antiviral que neutraliza o Sars-Cov-2, causador da Covid-19, além de outras bactérias. 

O teste feito nos materiais foram de 21 dias, mas além de teste em tecido e acrílico estão testando o método em metal também. Segundo as empresas responsáveis, há 99% de chance dar certo e em breve o estado ter maçanetas antivirais. Os testes estão sendo realizados por uma empresa do Rio Grande do Sul. 

CSC

Gabriel conta que a ideia do ônibus é porque era uma linha premium e agora toda a população terá acesso. O ponto de partida e de destino final da linha é em frente ao Largo da Alfândega, na Avenida Paulo Fontes. Nesse primeiro momento será aceito apenas pagamento com cartão pré-pago, com tarifa de R$ 4,18. 

Quadro de horários

08:00 – 08:40 – 09:20 – 10:00 – 10:40 – 11:20 – 12:00 – 13:00 – 13:40 – 14:20 – 15:00 – 15:40 – 16:40 – 17:20 – 18:00 – 18:40 – 19:20 – 20:00

Publicidade