Comércio catarinense cresceu 5,6% em 2020

    homem e duas mulheres usando máscaras caminham com sacolas pelo centro de florianópolis - comércio catarinense cresceu. apesar da pandemia
    Vendas no varejo foram afetadas pela pandemia, mas mesmo assim cresceram no acumulado do ano - Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC

    Mesmo com a pandemia, o comércio catarinense cresceu mais de cinco vezes do que a média nacional. Em 2020, Santa Catarina fechou o ano com um crescimento de 5,6% nas vendas do comércio. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (10/2). Santa Catarina apresentou o quinto melhor resultado entre os estados brasileiros.

    Setores com maior crescimento

    Segundo a pesquisa do IBGE, hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (14,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (9,2%) foram as atividades com maior expansão no ano de 2020 em Santa Catarina.

    Em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, Santa Catarina cresceu 6% de no volume de vendas, acima da média nacional (1,2%).

    Publicidade

    A pesquisa também aponta que o volume de vendas no comércio catarinense cresceu no varejo ampliado – que inclui os setores de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção – cresceu 2,9% no acumulado de 2020 em Santa Catarina. Foi o melhor resultado da região Sul. O estado fechou o ano à frente do Paraná (-0,4%) e Rio Grande do Sul (-5,2%). Na média nacional, o volume de vendas recuou (-1,5%).

    Nas atividades que compõem o comércio varejista ampliado, a de materiais de construção foi a que apresentou o maior crescimento (11,6%) nas vendas.

    “Estamos colhendo bons resultados porque agimos com responsabilidade. Isso também é fruto do trabalho incansável de cada catarinense”, diz o governador, Carlos Moisés.

    Publicidade