Como ficam os serviços públicos na Grande Florianópolis na Páscoa

Além dos serviços essenciais, cultura e meio ambiente são destaques

Confira como ficam os serviços municipais e estaduais na Grande Florianópolis para o feriado de Páscoa. No Mercado Público da capital as peixarias estarão abertas todos os dias. Em São José o feriado começa já na quinta-feira com a suspensão de alguns serviços.

Serviços municipais de São José

Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) a Prefeitura de São José terá o feriado de Páscoa prolongado, conforme o calendário municipal estabelecido no decreto nº 16018/2022.

As aulas da rede municipal de ensino, os atendimentos das Secretarias Municipais da Prefeitura de São José, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a vacinação contra a Covid-19 retomam os serviços na segunda-feira (18). Já o transporte coletivo municipal terá horários diferenciados. Na quinta, o itinerário é normal, durante a sexta-feira, as linhas operam com horários de domingo e sábado às escalas retornam para o funcionamento normal.

Publicidade

Os serviços da UPA da Forquilhinha, que atende casos de urgência e emergência 24 horas, a Guarda Municipal de São José e a Central de Videomonitoramento, que também atuam 24h, estarão em funcionamento nesses dias. Para acionar os serviços da GMSJ, o cidadão deve ligar para o 153. Ainda, haverá coleta de lixo normalmente.

+ Em São José, a Paixão de Cristo é encenada nas praças do Centro Histórico

Serviços municipais de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis informa como fica a prestação de serviços públicos na sexta-feira, 15 de abril, em razão do feriado de Sexta-feira Santa, que antecede a Páscoa. A administração municipal ressalta que na quinta-feira o expediente será normal para os serviços da prefeitura.

+ Florianópolis tem programação cultural para o feriado de Páscoa

Saúde:

Sexta-feira
– O Alô Saúde Floripa atenderá normalmente, 24h, pelo telefone 0800-333-3233.
– As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também seguirão funcionando 24h por dia.
– A Vigilância Epidemiológica Municipal atenderá em regime de plantão para monitoramento e investigação de casos suspeitos e confirmados da Covid-19.
– Centros de saúde e policlínicas não irão funcionar.

Mercado Público:

Quinta-feira
– Comércio e peixarias – 7h às 18h
– Bares e restaurantes – 10h às 22h
Sexta-feira
– Comércio – fechado
– Peixarias – 7h às 13h
– Bares e restaurantes – 10h às 19h
Sábado
– Comércio e peixarias – 7h às 14h
– Bares e restaurantes – 10h às 19h
Domingo
– Comércio – fechado
– Peixarias – 7h às 12h
– Bares e restaurantes – 10h às 17h

Transporte coletivo: O funcionamento do transporte coletivo da Capital será em regime diferenciado na sexta-feira, com quadro de horário de domingo. Mesmo assim, linhas extras também serão colocadas em funcionamento conforme necessidade.

Coleta de resíduos: A Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que não haverá coleta convencional (rejeito) em Florianópolis, na sexta-feira. Também não será feita a coleta seletiva (recicláveis) em toda cidade. Na quinta-feira, no sábado e no domingo, coleta convencional e seletiva serão feitas normalmente.

Segurança Pública: Defesa Civil do município funcionará em regime de plantão para atendimento de emergências, pelo telefone 199. Guarda Municipal da Capital segue com atendimento à população, e denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Assistência Social: Os Cras, Creas e o CREMV estarão fechados. Os plantões do resgate social e do Conselho Tutelar seguirão funcionando na sexta-feira, pelos números: Conselho Tutelar – (48) 98419-9724; Resgate Social – (48) 99182-6870 ou (48) 99169-3044.

Serviços do Governo do Estado

Os serviços do Executivo catarinense terão ponto facultativo nesta quinta-feira, 14, e feriado na Sexta-Feira Santa. As atividades retornam ao horário normal depois das celebrações da Páscoa, na próxima segunda-feira, 18 de abril. A medida, estabelecida por meio de Decreto, é para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Governo do Estado. Os feriados e os pontos facultativos não se aplicam aos serviços considerados essenciais, que deverão funcionar com escala de plantão ou ato publicado por autoridade competente.

Segurança Pública: As delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como a Polícia Científica funcionarão em esquema de plantão/escala. Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual.

Defesa Civil: A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Educação: Haverá ponto facultativo nesta quinta-feira, 14, e feriado nacional nesta sexta-feira, 15, para a Secretaria de Estado da Educação (órgão central) e as 36 Coordenadorias Regionais de Educação. Cada unidade escolar teve autonomia para definir em seu calendário.

Celesc e Casan: A Celesc e Casan não terão atendimento presencial na sexta, mas as equipes estarão de plantão para eventualidades. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 08000 48 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ. Na Casan a central de Atendimento é no 0800 643 0195 e aplicativo CasanSC.

Procon e Sine: Estarão fechados na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de abril.

Cultura: Os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) atenderão em horários diferenciados no feriado de Páscoa.

Meio ambiente:

Parque Estadual do Rio Vermelho

Quinta-feira(14): aberto para visitação das 10h30m às 16h
Sexta-feira (15): aberto para visitação das 10h30m às 16h
Sábado (16): aberto para visitação das 10h30m às 16h
Domingo (17): aberto para visitação das 10h30m às 16h

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Quinta-feira(14): aberto para visitação das 9h às 16h.
Sexta-feira (15): aberto para visitação das 9h às 16h.
Sábado (16): aberto para visitação das 9h às 16h.
Domingo (17): aberto para visitação das 9h às 16h.

+ Confira a previsão do tempo em Santa Catarina

Publicidade
COMPARTILHAR