A Receita Federal apreendeu mais de 17 toneladas de barbatanas de tubarão na manhã desta terça-feira (27), no Porto de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina. A carga tinha como destino a Malásia, mas os documentos indicavam o transporte de sardinhas congeladas.
A apreensão ocorreu após um trabalho de inteligência e monitoramento da Receita Federal durante as atividades de fiscalização aduaneira. Ao inspecionar o contêiner, os agentes encontraram barbatanas de tubarão dentro de sacos de ráfia, que também apresentavam a identificação de sardinhas congeladas. Com a falsa declaração, os responsáveis tentaram esconder o verdadeiro conteúdo da carga.
A exportação de barbatanas de tubarão exige controle ambiental rigoroso. Segundo a Receita Federal, as irregularidades podem configurar infrações administrativas e crimes previstos na legislação ambiental brasileira.
Agora, a Receita Federal encaminhará todo o material ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão fará a análise técnica da carga e adotará as medidas cabíveis.











