Correção de defasagem de casos em SC pode elevar número em 35 mil nesta segunda

    Estado diz que corrigiu diferença de casos confirmados pelas prefeituras

    Com grande diferença de casos confirmados de coronavírus entre o estado e municípios, o governo de Santa Catarina informou nessa segunda-feira (31/8) que corrigiu as discrepâncias na plataforma de monitoramento Boa Vista, que compila os dados da pandemia no estado.

    Para a cidade de Florianópolis, por exemplo, a diferença é de 1.879 casos nessa segunda: 8.750 casos confirmados pelo estado e 10.629 já confirmados pelo município (defasagem de 17,8%). A diferença de dados na capital chegou a 85% na última semana. Em São José, a diferença atualmente é de 35%: 4.054 casos confirmados pelo estado e 6.301 casos confirmados pelo município.

    Na Grande Florianópolis, a defasagem de casos é de cerca de 9 mil casos.

    Publicidade

    Em nota, o governo do estado diz que tem feito os ajustes:

    “A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina informa que desde a última semana estava trabalhando junto com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) para esclarecer as divergências no número de casos de Covid-19 entre municípios e Estado, detectando as inconsistências e realizando os ajustes necessários a fim de equiparar os sistemas municipais à base de dados estadual. Além disso, nesta quarta-feira (26) exames oriundos de novos laboratórios privados foram padronizados e serão inseridos na Plataforma Boa Vista. O acréscimo não impacta nos números de óbitos por Covid-19.”

    Conforme explicação da secretaria, a revisão dos dados arrumou os casos que possuíam mais de uma notificação com critérios de confirmação diferentes. Quando um caso como esse surgia, ele não era contabilizado. Foi necessário realizar ajustes na estrutura de dados para que esses casos passassem a ser contabilizados como casos confirmados. Também a inserção fora do padrão na plataforma impedia a confirmação de casos.

    A estimativa é de que os dados sejam corrigidos em cerca de 35 mil a mais em todo o estado, sendo 32 mil de correção e 3 mil de novas confirmações. A secretaria de saúde informará o novo número no boletim desta segunda-feira, que costuma sair no final da tarde. O novo dado deverá elevar para cerca de 180 mil casos confirmados no estado, com base no último boletim.

    Por Lucas Cervenka - reportagem@correiosc.com.br
    Publicidade