Cultivos de moluscos interditados em 3 cidades

    Santa Catarina anuncia a interdição de áreas de cultivo de moluscos em Florianópolis, Palhoça e Bombinhas. Foto: Ricardo Wolffenbüttel /Secom/Divulgação

    A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira (25/2) a interdição das áreas de cultivo de moluscos de Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis; Ponta do Papagaio, em Palhoça; e Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas, devido à alta concentração da ficotoxina Ácido Ocadaico. Nessas localidades está proibido retirar, comercializar e consumir ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões, parcéis e beira de praia.

    A interdição é necessária em função da concentração de ficotoxina Ácido Ocadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves. Quando consumida por seres humanos, essa toxina pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

    Os restaurantes e consumidores devem atentar para adquirirem moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, SIF), garantindo assim a procedência e inocuidade destes produtos. As instituições públicas responsáveis pela fiscalização sanitária do comércio, inspeção de produtos de origem animal, pesquisa e extensão e diagnóstico foram comunicadas para que tomem as providências pertinentes as suas áreas de atuação.

    Publicidade
    COMPARTILHAR