Pessoas usando toucas de higiene sanitária em volta de uma bancada analisam alimentos
Cursos abordam técnicas para as famílias que desejam complementar a renda - Foto: PMSJ/Divulgação

A secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos de São José promove cursos de Geração de Trabalho e Renda no município. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento PAC – Poligonal II – Potecas e, no mês de abril, atenderá as comunidades dos Loteamentos Vista Alegre, Vila Formosa, Benjamim e o Parque Residencial Potecas.

Nesta quinta-feira (12/4), o curso de massa para congelamento movimentou as comunidades na Paróquia São Francisco de Assis, em Forquilhinha. O grupo de 15 alunos recebeu dicas sobre o tempo de preparo de massas caseiras para o congelamento. O módulo prático já foi concluído e agora os integrantes participarão do módulo teórico.

A instrutora do Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) e nutricionista Pamella Pedrozo, ressaltou o desempenho dos alunos. “É gratificante trabalhar com o grupo, eles têm força de vontade, desempenho e estão sempre atentos às instruções”, pontua

Publicidade

Vanessa da Luz Lima, 23 anos, ficou feliz por participar do curso em que pode aprender dicas sobre o preparo de alimentos. Ela diz que pretende trabalhar na área, pois tem afinidade. “Para mim, é maravilhoso porque sempre gostei dessa área de alimentação, nesse momento estou sem serviço e é ótima essa oportunidade de aprender dicas para melhorar o meu trabalho”.

Cursos de estética e de alimentos

Até o dia 26 de abril, os cursos, que já estão com todas as vagas preenchidas, vão abordar técnicas para as famílias que desejam complementar ou ter algum tipo de renda. Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo de Andrade, a iniciativa é fundamental para o auxílio aos trabalhadores de São José.

“É uma geração de oportunidade para as pessoas, porque a maioria delas se encontra desempregada e está à procura de um emprego para que possa trazer uma renda para a família. Vejo que é importante essa iniciativa porque é a oportunidade das pessoas se sentirem valorizadas e aprenderem algo novo, para se especializarem e seguirem uma profissão”, destaca Rodrigo.

Os cursos realizados por meio do programa abordam técnicas de manicure, pedicure e iniciação em design de sobrancelhas, produção caseira de massas para congelamento e produção caseira de pães, biscoitos e salgados. As seleções dos participantes dos cursos foram feitas através da mobilização por meio de cartazes e folders distribuídos nas escolas, Centros de Educação Infantil e comércios locais nas comunidades atendidas pelo programa.

Um dos objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento PAC, com os recursos do Governo Federal, é auxiliar as famílias de baixa renda do município, por meio de cursos para a Geração de Trabalho e Renda, com a finalidade de realizar ações de inclusão social.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here