Operação Alta Tensão amplia cerco à receptação de fios e furto de hidrômetros em São José

Ação simultânea mobilizou forças de segurança em São José, Florianópolis e Palhoça; quatro equipes da Guarda Municipal participaram da força-tarefa

Agentes da Guarda Municipal e de outras forças de segurança durante fiscalização da Operação Alta Tensão em São José.
Foto: Divulgação/PMSJ

A Operação Alta Tensão mobilizou forças de segurança e fiscalização nesta segunda-feira (21) para combater a receptação de fios, cabos e hidrômetros furtados. A ação ocorreu simultaneamente em São José, Florianópolis e Palhoça.

Em São José, quatro equipes da Guarda Municipal participaram da força-tarefa. Ao longo da operação, os agentes fiscalizaram estabelecimentos, conferiram documentos e verificaram a procedência dos materiais encontrados. Em uma das inspeções, as equipes localizaram restos de um hidrômetro, que a Casan identificou como pertencente à companhia.

Além disso, outra averiguação terminou com o encaminhamento de um homem à Delegacia de Polícia. Durante a fiscalização, as equipes encontraram materiais relacionados a uma ocorrência de contrabando e receptação.

Publicidade

A operação reuniu Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros e Casan. Como resultado, os agentes lavraram um Termo de Irregularidade Administrativa e registraram um Boletim de Ocorrência de Averiguação. As equipes também inspecionaram dois estabelecimentos e notificaram os responsáveis para adequar os alvarás aos respectivos CNAEs, a Classificação Nacional de Atividades Econômicas declarada.

Fiscalização contra receptação

Além de identificar irregularidades, a operação busca dificultar a comercialização de materiais sem comprovação de origem, principalmente fios, cabos e hidrômetros. A circulação desses produtos pode estar relacionada a furtos que atingem o patrimônio público e serviços essenciais.

“A operação de hoje foi mais uma etapa importante para fecharmos o cerco contra quem compra e vende materiais furtados. Nosso trabalho é fiscalizar, apreender materiais irregulares e coibir esse tipo de crime que prejudica toda a comunidade”, destacou o aspirante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Hyuri Quintel Alves.

Nesse trabalho, a Guarda Municipal também averigua denúncias e identifica materiais cuja procedência os responsáveis não conseguem comprovar. Em 2025, as equipes retiraram de circulação mais de 160 quilos de fios sem comprovação de origem em São José.

São José registra 190 hidrômetros furtados

Outro foco da operação envolve os furtos de hidrômetros. Segundo a Casan, São José registrou o furto de 190 equipamentos entre janeiro e esta segunda-feira (21). Além do custo de reposição, as ocorrências podem interromper o fornecimento de água e causar transtornos aos moradores.

“É importante essa ação junto com as forças de segurança. Nesta operação encontramos parte de um hidrômetro que já identificamos como sendo da Casan, retirado de alguma unidade, o que acaba ocasionando desabastecimento. A Casan agradece essa parceria com a Prefeitura e com as forças de segurança para buscar uma solução para diminuir esse índice de furtos, que tanto tem atrapalhado toda a comunidade”, afirmou Luciano Oliveira, chefe e gerente da agência da Casan em São José.

Integração amplia fiscalização

A atuação conjunta também permite que cada órgão fiscalize possíveis irregularidades dentro da sua área de competência. Para a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando, essa integração fortalece o trabalho realizado nas ruas.

“Uma operação dessa dimensão mostra a força da atuação integrada. Cada órgão atua dentro da sua competência, mas todos trabalham com o mesmo objetivo. Em São José, a Guarda Municipal tem um papel fundamental, estando nas ruas, fazendo as averiguações e contribuindo diretamente para identificar e combater situações que podem estar relacionadas à receptação e ao comércio ilegal”, afirmou.

A Operação Alta Tensão ocorreu de forma coordenada nos três municípios da Grande Florianópolis. Em São José, novas ações devem ocorrer nas próximas semanas. A Guarda Municipal continuará fiscalizando estabelecimentos e averiguando denúncias sobre a possível comercialização de fios, cabos, hidrômetros e outros materiais sem comprovação de origem.

Publicidade