Denúncia contra vereador Alexandre Rosa é arquivada na Câmara de SJ

vereador alexandre rosa na tribuna da câmara
Denúncia era derivada de explicações a respeito de primeira denúncia de rachadinha contra o vereador de São José - CMSJ/Divulgação/CSC

Uma denúncia contra o vereador Alexandre Rosa, o Velha (DEM), foi arquivada na sessão da câmara de São José desta segunda-feira (2/3). O pedido era para apuração de nepotismo cruzado e desvio de função de funcionário lotado em seu gabinete.

A denúncia, protocolada em 21 de janeiro na câmara, trata de uma entrevista concedida pelo vereador em maio de 2019, quando veio à público explicar a denúncia de “rachadinha” no seu gabinete. Na entrevista, como justificativa para o vídeo em que aparece pegando dinheiro de dois assessores em seu gabinete, Velha argumenta que um dos funcionários estava lhe devolvendo verba de publicidade de um programa de tv seu.

A denúncia rejeitada na sessão dessa segunda dizia que há um desvio de função do funcionário da câmara, que não devia fazer trabalhos externos para o vereador. Também que há um nepotismo cruzado com um vereador de Biguaçu, admitido pelo vereador na entrevista.

Publicidade

Foram 11 votos contra a continuidade (a favor da arquivação) do protocolo. Quatro vereadores votaram a favor da denúncia: André Guesser, Caê Martins, Clonny Capistrano e Roinoldo Neckel.

Segundo leitura do presidente da Casa, Michel Schlemper, antes da votação, a comissão de ética da câmara havia indicado “ausência de legitimidade da parte denunciante”, feita por um escritório de advocacia. De acordo com o parecer da comissão, a denúncia deveria ter sido feita por um presidente de partido político, presidente de comissão da câmara ou por um vereador.

Investigação na Polícia Civil

A denúncia de rachadinha (tomar parte de salários de assessores) foi protocolada também no ano passado no Ministério Público de Santa Catarina, na 8ª Promotoria Justiça da comarca de São José. Em 7 de junho, a promotora responsável pelo caso, Márcia Aguiar Arend, encaminhou a investigação para a Divisão de Combate a Lavagem de Dinheiro, da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil.

Publicidade
COMPARTILHAR