Dia D de vacinação contra a gripe: imunização para toda a população

    Fotos: Thiago Kaue/SECOM/Divulgação

    Santa Catarina promove neste sábado (10/05) o Dia D da vacinação contra a gripe. A mobilização envolve o Governo do Estado e os municípios. A partir dessa data, toda a população com mais de 6 meses poderá se vacinar gratuitamente.

    Durante o Dia D, os postos de saúde devem abrir em todo o estado. Além da vacina contra a gripe, as unidades também vão atualizar o Calendário Nacional de Vacinação. Por isso, é importante levar um documento com foto e a carteira de vacinação.

    Segundo o secretário da Saúde, Diogo Demarchi, Santa Catarina já vacinou mais de 20% da população-alvo e ocupa o segundo lugar no ranking nacional. No entanto, ele alerta que é preciso avançar mais, principalmente entre crianças, gestantes e idosos, que correm maior risco de complicações.

    Publicidade

    A vacina aplicada é trivalente. Dessa forma, ela protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Em caso de vacinação infantil pela primeira vez, a criança deve tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

    Desde o início da campanha, o estado já registrou 353 casos de gripe e 18 mortes, a maioria causadas pelo H1N1. Inicialmente, a campanha era focada nos grupos prioritários. Agora, com a ampliação, a meta é vacinar ao menos 90% dessas pessoas.

    Confira os locais de vacinação em São José, Florianópolis, Biguaçu e Palhoça

    São José amplia vacinação neste sábado

    Enquanto isso, a Prefeitura de São José também participa da mobilização estadual. Todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8h às 17h. Assim como nos demais municípios, a vacinação será aberta para toda a população a partir de 6 meses de idade.

    Desde o início da campanha, em 7 de abril, mais de 20 mil pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas. Até sexta-feira (09/05), a vacinação permanece restrita a esse público. Já no sábado, todos poderão receber a dose.

    Além da vacina contra a gripe, as unidades aplicarão doses contra Difteria e Tétano (DT) em pessoas com 7 anos ou mais. Portanto, é fundamental levar documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.

    Florianópolis terá mais de 30 locais de vacinação

    Em contrapartida, Florianópolis já havia antecipado a ampliação da campanha para todos os públicos. Até sexta-feira (09/05), 48 salas de vacinação funcionam das 7h às 17h — com exceção das unidades da Costa da Lagoa e Armação.

    No sábado (10), mais de 30 locais estarão disponíveis para vacinar a população. Entre eles, estarão unidades fixas, a Van da Vacinação, o espaço Imuniza Floripa e o Sesc Prainha. Todos funcionarão das 8h às 17h, oferecendo mais alternativas para quem deseja se proteger.

    Locais de vacinação no sábado em Florianópolis:
    • Continente: Abraão, Balneário, Capoeiras, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Novo Continente, Vila Aparecida
    • Norte: Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa
    • Centro: Agronômica, Itacorubi, Monte Serrat, Pantanal, Prainha, Saco Grande, Saco dos Limões, Trindade
    • Sul: Campeche, Costa da Lagoa, Costeira, Fazenda do Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Rio Tavares, Tapera
    • Pontos especiais: Imuniza Floripa (Policlínica da Mulher e da Criança), Van da Vacinação (TICEN), Sesc Prainha (Travessa Siriaco Atherino, 100)

    Além disso, a Secretaria de Saúde da capital recomenda o uso de máscara por pessoas com sintomas gripais. Para mais informações ou dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o Alô Saúde pelo número 0800 333 3233.

    Biguaçu participa do Dia D

    Em Biguaçu, a mobilização também ocorrerá neste sábado. Todas as UBSs abrirão das 8h às 17h. Assim como nos demais municípios, a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população acima de 6 meses.

    As vacinas serão aplicadas nas unidades dos bairros Fundos, Santa Catarina, Jardim Janaína, Saveiro, Vendaval, Três Riachos, Bom Viver, Marco Antônio, Prado, Praia João Rosa, Jardim Carandaí, Tijuquinhas, Centro, Cachoeiras e Sorocaba de Dentro.

    Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade. Além disso, recomenda-se levar o cartão do SUS (se houver) e a caderneta de vacinação.

    Palhoça também vai abrir todas as unidades

    Por fim, Palhoça também participa do Dia D da vacinação. Todas as UBSs da cidade funcionarão neste sábado, com atendimento aberto a todos os públicos.

    É importante lembrar que a vacina contra a gripe não protege apenas quem a recebe. Com a imunização, a circulação do vírus diminui e, com isso, mais pessoas ficam protegidas indiretamente — especialmente aquelas que não podem tomar a vacina por questões de saúde.

    Publicidade
    COMPARTILHAR