Do corte de cabelo à desintoxicação, Centro POP de São José atua na reconstrução de vidas

dois homens cortam cabelo de homem em cadeira de barbeiro - Do corte de cabelo à desintoxicação, Centro POP de São José atua na reconstrução de vidas
Em cada passo, pequeno ou grande, o trabalho de recuperação de projetos de vida - PMSJ/Divulgação/CSC

O Serviço Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP, vem trabalhando a fim de contribuir para a reconstrução de novos projetos de vida, respeitando os objetivos dos usuários, suas histórias de vida e as especificidades do atendimento. Para que esta reconstrução aconteça, é preciso restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua, resgatando sua autoestima e superando a invisibilidade social.

Dentro dessa perspectiva, o destaque do trabalho de outubro, além dos projetos já desenvolvidos, é um projeto de autocuidado desenvolvido com a barbearia King.

No mês foram atendidos 406 usuários, ofertando 3.131 serviços, como alimentação, higiene pessoal, kit higiene, contatos familiares, passagem terrestre, acolhimento institucional, encaminhamento para comunidade terapêutica, dentre outros, com destaque para encaminhamento de confecção de documentos, somando 69 usuários.

Publicidade

Na última semana, com trabalhos desenvolvidos pelas equipes, três usuários superaram a situação de rua, recomeçando suas vidas em residências alugadas por eles. Em relação a abordagem social, foram realizadas 69 abordagens e, com destaque ao trabalho conjunto com a secretaria de Saúde, estão sendo organizadas as agendas para constantes abordagens, a fim de atender os usuários com saúde mental prejudicada, assim como demais problemas de saúde.

Publicidade