Duas cidades de Santa Catarina terão eleições fora de época

Presidente Castello Branco e Porto Belo - onde haverá auditoria - escolhem novos prefeitos

Os eleitores e as eleitoras dos municípios de Porto Belo e Presidente Castello Branco voltarão às urnas neste domingo (5) para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos. A votação ocorrerá das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término.

Porto Belo terá nova eleição após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020. Emerson Stein deixou o posto de prefeito para concorrer a deputado estadual nas eleições deste ano e Elias Cabral optou por não assumir o comando do município retomando a carreira na Rede Estadual de Ensino, onde é servidor efetivo.

Já Presidente Castello Branco terá nova eleição porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirmou a cassação dos diplomas de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo, eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2020. Eles foram condenados por terem ofertado dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito.

Auditoria de urnas em Porto Belo

Publicidade

Em Porto Belo, no sábado (4), haverá o sorteio da urna que será utilizada na auditoria de funcionamento da urna eletrônica sob condições normais de uso. O sorteio ocorrerá por meio de audiência pública a ser realizada na Escola de Educação Básica Tiradentes, às 9 horas.

Durante a audiência pública, haverá o preenchimento de cédulas de papel, por alunas e alunos voluntários da escola. Após preenchidas, as cédulas serão depositadas em uma urna de lona, a qual será lacrada e ficará sob a guarda da autoridade policial. Esse material será utilizado na auditoria de funcionamento da urna eletrônica, uma espécie de votação paralela à votação oficial para comprovar que o voto digitado na urna é exatamente o mesmo registrado por um estudante em cédula de papel.

Mesmo não havendo determinação legal para a realização da auditoria de funcionamento da urna em eleição suplementar, o procedimento será adotado, excepcionalmente, segundo o TRE-SC, para dar aos eleitores e eleitoras do município mais uma oportunidade de acompanhar e atestar a integridade da votação e dos sistemas eleitorais.

Também haverá mais um mecanismo de fiscalização e transparência será adotado na eleição suplementar de Porto Belo. Trata-se de um aplicativo para celular que fará a leitura dos QR codes que constam ao final de cada boletim de urna impresso nas seções eleitorais.

Publicidade