Ainda que não sejam obrigados a participar das eleições, o número de jovens catarinenses que possuem 16 e 17 anos e já fizeram o seu título eleitoral voltou a crescer em 2024, em relação a 2020.

De acordo com os dados compilados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mês de fevereiro, Santa Catarina possui 33.872 eleitores nessa faixa etária, um aumento de 50,8% em relação aos jovens que estavam aptos a votar na última eleição municipal.

Esse aumento representa uma interrupção na sequência de queda que era observada, desde 2012, nas eleições para prefeitos e vereadores. A mesma tendência pode ser observada em relação às eleições gerais, quando são escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados.

Publicidade

A curva de crescimento do eleitorado jovem catarinense acompanha uma tendência nacional. O Brasil possui hoje 1.267.558 eleitores na faixa etária dos 16 e 17 anos, um valor 14,2% maior em comparação ao pleito de 2020.

A expectativa do TRE é que esses valores aumentem até 8 de maio — prazo limite para emissão de novos títulos em função do fechamento do cadastro eleitoral.

Campanhas de incentivo

A Justiça Eleitoral lançou nesta segunda-feira (18) a Semana do Jovem Eleitoral 2024, voltada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 17 anos, que não são obrigados, mas já podem votar nas eleições municipais de outubro.

A campanha mira também naqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).

O adolescente de 15 anos já pode se alistar caso complete 16 anos, idade mínima para votar, até o dia do primeiro turno.

Publicidade
COMPARTILHAR