320 mil jovens catarinenses não têm título de eleitor

    “É por meio do voto que construímos os destinos da nação”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Fernando Carioni, ao lançar a campanha “Meu primeiro Título #Bora Votar”, nesta segunda-feira (13).

    A campanha visa incentivar o público jovem com idades entre 15 e 17 anos, para o qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos, a participar do processo democrático brasileiro. “Precisamos fazer ecoar a importância da participação nos destinos políticos das suas cidades, do seu estado e da nação. E isso se dará munido do título eleitoral, que é o passaporte da democracia”, destacou o presidente da Corte.

    Segundo dados extraídos de 1º de setembro, os jovens representam apenas 0,31% do eleitorado em Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral, o que representaria 6,15% do total de eleitores do estado.

    Publicidade

    “Todos sabemos que cada voto influencia o resultado de uma eleição, pois eleição é a síntese da escolha de muitos, de todos, um a um”, observou o desembargador Carioni.

    Publicidade