Em março inicia a emissão da carteira do autista em Santa Catarina

desenho de um modelo da carteira de identificação do autista em sc
Além dos dados pessoais, documento tem o contato do responsável legal ou do cuidador - Fcee/Divulgação/CSC

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão direito à Carteira de Identificação do Autista em Santa Catarina. O documento deve facilitar o acesso ao atendimento prioritário já garantido por lei, além de proporcionar maior controle do Estado sobre o número de pessoas com essa especial condição.

A carteirinha será expedida pela Fundação Catarinense de Educação Especial (Fcee), conforme regulamentado pelo decreto nº 436, publicado nesta segunda-feira (27/1). A previsão do governo do estado é que o documento comece a ser emitido em março deste ano.

a Carteira de Identificação do Autista garantirá ao usuário a preferência no acesso e atendimento em instituições públicas do Estado, especialmente nos serviços públicos das áreas de saúde, educação e assistência social, inclusive quando representado por seu responsável legal. O documento também garante a gratuidade no transporte intermunicipal de passageiros.

Publicidade

Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista, os usuários deverão apresentar um relatório médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

O documento incluirá informações como nome completo, filiação, local e data de nascimento, CPF, RG, tipo sanguíneo, endereço, número de telefone, fotografia e assinatura ou impressão digital do usuário. Além de nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do responsável legal ou do cuidador. A carteira de identificação do autista terá validade de cinco anos, permitindo assim a atualização dos dados cadastrais sem modificação do número da carteira no processo de renovação.

+ São José passa a emitir a carteira de identificação de pessoas com autismo

Publicidade
COMPARTILHAR