Alunos do ensino estadual de SC usam máscaras em sala de aula. É possível ver carteiras brancas com cadeiras azuis vazias.
SED/SC/Divulgação/CSC

Para o ano letivo de 2021, 3.076 alunos de escolas privadas de Santa Catarina migraram para o ensino estadual, de acordo com dados de março da Secretaria de Estado da Educação (SED). Isso ocorre em meio a incertezas da pandemia e depois de um ano marcado pelo ensino remoto. Nesta quinta-feira (18/03), 75% das escolas estaduais completam um mês com ensino presencial, entre aulas mistas ou totalmente presenciais. Em dezembro de 2020, o governo do estado sancionou a lei que inclui as aulas presenciais nas atividades essenciais.

No total, 527 mil alunos estão matriculadas nas modalidades de ensino na rede estadual em Santa Catarina. 3.076 deles vêm de transferências de escolas particulares. Desse número, a maioria é do ensino fundamental, sendo 1.016 dos anos finais e 876 nos anos iniciais. No ensino médio são 1.121 estudantes no ensino médio regular, 29 no magistério e 19 na modalidade integrada à educação profissional. Os dados da SED ainda apontam que 15 alunos oriundos da rede privada foram matriculadas na educação profissional concomitante/subsequente do estado. Não há registros de transferências na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Publicidade