Embaixadores de países árabes buscam oportunidades de parceria em Santa Catarina

    Visita tem como objetivo fortalecer laços econômicos e explorar novas áreas de colaboração

    Foto: Leo Munhoz/SECOM/Divulgação

    Nesta segunda-feira (05/05), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu embaixadores de Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Qatar e Kuwait. O encontro, realizado na Casa d’Agronômica, teve como principal objetivo discutir oportunidades de parcerias comerciais. Assim, os embaixadores buscam aumentar a balança comercial entre seus países e o estado.

    A vice-governadora Marilisa Boehm, além de secretários de Estado e parlamentares, também participaram da reunião. O governador destacou que, apesar de já existirem relações comerciais, ainda há muito espaço para o crescimento. “Convidei os embaixadores a visitarem o interior de nosso estado, que é rico em agricultura, indústria, turismo e força de trabalho”, disse Jorginho Mello.

    Estiveram presentes os embaixadores Nabil Adghoghi (Marrocos), Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi (Emirados Árabes Unidos), Bader Abbas Alhelaibi (Bahrein), Ahmad Mohammed Al Shebani (Qatar) e Talal Rashed Almansour (Kuwait). Eles chegaram a Santa Catarina no domingo (4) e permanecem até quarta-feira (7). Durante esses dias, os embaixadores participam de uma série de compromissos, incluindo reuniões com empresários e visitas a polos tecnológicos, como o Sapiens Parque.

    Fortalecendo relações comerciais
    Publicidade

    O secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, ressaltou que os embaixadores estão em busca de oportunidades para fortalecer o comércio. “Santa Catarina tem um comércio exterior muito forte, além de ser um porto seguro para investimentos. Espero que possamos apresentar oportunidades para ambos os lados, tanto para compra quanto para venda”, afirmou Bornhausen.

    A visita também contou com a participação da Secretaria de Articulação Nacional. Vânia Franco, secretária da pasta, destacou que, anteriormente, o governador já havia se reunido com os embaixadores em Brasília. Assim, a visita de agora é um desdobramento dessa aproximação. “É a primeira vez que cinco embaixadores visitam Santa Catarina de uma vez. A cidade já é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por sua área de tecnologia e inovação, e essa visita reforça essa imagem”, explicou.

    Publicidade