Exposição de esculturas e pinturas retrata luta contra câncer de mama

    Casal expõe em diferentes lugares da Grande Florianópolis para retratar a abordagem contra a doença

    Exposição de esculturas e pinturas retrata luta contra câncer de mama
    Pinturas de Sandra Tavares retratam sua luta e vivência contra o câncer - Reprodução/CSC

    O casal de artistas plásticos Luiz Roberto Azambuja e Sandra Regina de Oliveira Tavares estão com uma série de exposições em outubro, a partir desta quinta-feira (6/10), a respeito da conscientização, enfrentamento, dores e sentimentos sobre o câncer de mama.

    Denominadas “Mama, Dores e Superação do Câncer”, referentes às pinturas de Sandra, e “Mama (Mãe) O Seio da Vida”, sobre as esculturas de Luiz, as exposições reforçam a campanha nacional do Outubro Rosa.

    Sandra passou pela doença. Diagnosticada no final de 2021 com o tipo de câncer, conheceu várias pessoas com o mesmo problema, em diferentes graus. “Percebi nossas dores e não pude passar insensível. Dessa experiência nasceu a exposição de telas, onde retratamos as fases de dores do câncer de mama, bem como expressar os sentimentos que me transformaram intimamente”, afirma a pintora.

    Publicidade

    Agora avalia que, através da arte, ela procura despertar e proporcionar conhecimento às pessoas, uma vez que todas as mulheres são potencialmente vulneráveis à doença.

    "Mama, Dores e Superação do Câncer"
    Detalhes de “Mama, Dores e Superação do Câncer” – Reprodução/CSC

    Seu marido, Luiz Azambuja, que durante muitos anos deu aulas de arte na rede de ensino municipal de São José, também aborda o tema do câncer em suas peças.

    “A experiência com a argila e a vivência do câncer na família, me inspirou para este projeto no intuito de despertar nas mulheres um alerta. Dessas dores, angústias e incertezas, nasceu a ideia de expressar através desta arte uma mensagem a todas as mulheres, tentando retratar caminhos e possibilidades para a busca do equilíbrio e a cura interior, neste processo de transformação íntima, visando também, mostrar a força e o valor imensurável da mulher”, afirma o escultor.

    Esculturas Mama (Mãe) O Seio da Vida
    Esculturas de cerâmica da exposição “Mama (Mãe) O Seio da Vida”, de Luiz Azambuja – Reprodução/CSC

    Cronograma

    As exposições ocorrerão de 06/10 a 09/10 no hall da sede da Aemflo, em São José; de 17/10 a 23/10 na Leone’s Pizzeria, em Cacupé, Florianópolis; e no dia 25/10, às 19h, na Dom Piero Galeteria & Pasta do Shopping Itaguaçu as exposição integram jantar em prol da conscientização do câncer de mama, com arrecadação de fundos para Instituto Catarinense de Conscientização. Maiores informações (48) 98866-9008.

    Publicidade
    COMPARTILHAR