Feira do Mel volta ao Centro de Florianópolis

    Feira do Mel de Santa Catarina será nas ruas de Florianópolis
    21ª Feira do Mel de Santa Catarina, após 2 anos online, será nas ruas de Florianópolis - Faasc/Divulgação/CSC

    Depois de dois anos no mundo virtual por conta da pandemia, a Feira do Mel de Santa Catarina retorna para as ruas do Centro de Florianópolis e realiza sua 21ª edição no Largo da Alfândega, de 11 a 14 de maio, cheia de novidades.

    A estrutura da feira terá 50 metros de comprimento, onde 19 produtores vão expor seus méis e derivados. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Epagri, Sebrae-SC e Prefeitura de Florianópolis. A abertura oficial vai acontecer na quarta-feira (11), às 10h.

    Quem não estiver em Florianópolis continua tendo o site da Faasc para fazer compras on-line. Na plataforma o consumidor entra em contato direto com o produtor para realizar a compra. O objetivo é ligar as duas pontas da cadeia, sem intermediário. Encomendas podem ser encaminhadas a todo Brasil.

    Publicidade

    Com a expectativa de um público diário de 10 mil pessoas, a Faasc vai realizar neste ano uma campanha do agasalho e de arrecadação de alimentos. As doações poderão ser deixadas no estande da federação durante a feira. As roupas e alimentos arrecadados serão encaminhados para o Lar Recanto do Carinho e para o Asilo Irmão Joaquim, ambos em Florianópolis.

    O Núcleo de Estudos em Abelhas, Produtos Apícolas e Polinização (UFSC) vai apresentar informações sobre cochonilhas, bracatinga e produção do melato; abelhas sem ferrão, com demonstração de cinco espécies mantidas pela maioria dos meliponicultores de SC, com destaque para Tetragonisca angustula e Melipona quadrifasciata e pesquisas com Apis x agrotóxicos e ASF x paisagem. Haverá ainda caixas didáticas com espécies de abelhas (geral) e castas de Apis melífera. Além disso haverá também a distribuição de mudas de árvores nativas da mata atlântica.

    Melato de Bracatinga

    2022 é ano de produção de Melato de Bracatinga, O melato é produzido somente em anos pares no Planalto catarinense, entre os meses de março a maio. Ele não vem do néctar das flores, e sim de fluídos expelidos pela árvore bracatinga, misturados a enzimas produzidas por cochonilhas, que são insetos sugadores que atacam o tronco do vegetal. Segundo Cella, esse é um mel único, de coloração escura, bastante apreciado e valorizado no exterior. A maior parte da produção mundial, entre 70 e 80%, se concentra na serra catarinense e por conta disse esse mel está em processo para receber o Índice Geográfico. De acordo com o Sebrae o selo de indicação geográfica é uma garantia para o consumidor, pois comprova que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas à sua origem”.

    feira dp mel em florianópolis
    Feira do mel em Florianópolis comercializa produtos com preços tabelados, incluindo o melato de bracatinga -Faasc/Divulgação/CSC

    Produtividade catarinense

    A produção da última safra de mel catarinense ficou em 6,5 mil toneladas. A estimativa é apontada pelo levantamento feito pela Epagri e Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) junto aos produtores do estado. Devido aos investimentos feitos na área desde 2013 pelo governo, federações, fundações e universidades, Santa Catarina tem a maior produtividade do Brasil, são 68 kg/km2, enquanto os outros estados produzem em média 5 kg/km2.

    Preços da Feira do Mel

    Como acontece todos os anos o valor do mel será tabelado, sendo que o quilo do mel multifloral será comercializado a R$35,00. O mel orgânico e melato de bracatinga serão vendidos ao preço de R$45,00 o quilo. Os demais produtos são de livre comercialização entre consumidor e produtor.

    – pote de 1Kg mel multifloral: 35,00
    – pote de 0,5 Kg, mel multifloral: 20,00
    – pote de 1Kg, mel orgânico: 45,00
    – pote de 0,5 Kg, mel orgânico: 25,00
    – melato de bracatinga 1 kg: 45,00
    – melato de bracatinga 0,5 kg: 25,00
    – mel de canudo de pito, uva do japão e eucalipto 1kg: 40,00
    – mel de canudo de pito, uva do japão e eucalipto 0,5 kg: 23,00
    Caixa fechada deverá ser vendida no mesmo valor.
    Demais produtos como, baldes 5kg e 10kg, bisnagas, mel multifloral 250g, própolis, pólen etc: Preço livre.

    O horário da feira é das 8h às 19h nos dias de semana e até o meio-dia de sábado (14).

    Publicidade
    COMPARTILHAR