Filhote de baleia-franca é encontrado morto na praia do Matadeiro

em uma praia vazia em dia chuvoso animal estendido na areia
Animal tinha hematomas no tórax, possivelmente de colisão com embarcação - Foto: R3 Animal

Na noite de sábado (1/9) mais um filhote de baleia-franca foi encontrado morto encalhado em uma praia de Santa Catarina. Desta vez foi no Matadeiro, em Florianópolis. De acordo com especialistas da R3 Animal que estiveram no local no domingo, trata-se de um macho entre quatro e cinco metros de comprimento, nascido nesta temporada.

O animal já estava em estado de decomposição e apresentava grande ferida no tórax, possivelmente provocada por colisão. Os pesquisadores tentaram rebocar o animal para outro lugar, mas, como não conseguiram um barco, fizeram a necrópsia no local e o enterram ali mesmo, ajudados por policias e moradores, que cavaram na areia da praia com ferramentas manuais, já que o Matadeiro não possui acesso para veículos.

Além da R3 Animal e do Projeto Baleia Franca, participou também da operação para enterro do filhote a Polícia Militar Ambiental, com apoio dos moradores.

Publicidade

Os biólogos alertam que ao encontrar um animal marinho de grande porte encalhado, não é recomendado que se tente imediatamente retirar ou ajudar O número 0800-642-3341 atende ocorrências desse tipo.

Publicidade
COMPARTILHAR