Florianópolis e São José registram 98 ocorrências relacionadas às chuvas fortes

    Entre os casos estão o de pessoas desalojadas e deslizamentos, como o que interditou uma pista na Via Expressa

    A Defesa Civil de Florianópolis e a de São José registraram nesta segunda-feira (01/03) 98 ocorrências relacionadas às fortes chuvas na região. Na capital, a Defesa Civil atendeu mais de 50 ocorrências. Ao todo, 25 pessoas ficaram desalojadas e foram acolhidas em casas de amigos ou familiares. Em São José foram 48 ocorrências, 35 de deslizamentos, sete alagamentos e quatro árvores derrubadas pela força da chuva.

    Uma das ocorrências em monitoramento é a encosta na Via Expressa, que registrou novos deslizamentos. A Guarda Municipal de Florianópolis dá suporte às equipes da Polícia Rodoviária Federal no local, que ainda está com uma das pistas interditada. Agentes da Defesa Civil seguem monitorando e em atendimento nas áreas de risco em Florianópolis.

    A Defesa Civil de Florianópolis alerta que em casos de chuvas fortes e constantes, a população que reside em áreas de morros ou encostas deve redobrar a atenção quanto à possibilidade de desastres. Rachaduras em muros ou paredes e movimentação do solo podem ser sinais de riscos de desmoronamento. Caso sejam identificados, o morador deve buscar um local seguro e comunicar a Defesa Civil, através do telefone 199.

    Publicidade

    Em São José, a orientação da Defesa Civil é que a população evite o contato com as águas e redobre a atenção com crianças, que podem ser levadas pela correnteza ou contrair doenças. Também é recomendado não dirigir em lugares alagados, observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas de residências e inclinação de postes e árvores. As situações de risco devem ser informadas pelos números 199 ou (48) 3357 6267.

    Publicidade