Fogo atinge guarita e grupo fica ilhado no Parque da Serra do Tabuleiro

incendio entrada parque estadual da serra do tabuleiro
Incêndio continua a consumir área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, atingindo a guarita que leva ao centro de visitantes e à PM Ambiental - Divulgação/CSC

Atualização (21h22): o grupo conseguiu sair por volta de 20h30 a pé do parque e os veículos foram deixados no estacionamento.

O tempo seco e o vento criam condições favoráveis para o alastramento do fogo no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Por volta das 19h desta quarta-feira (11/9), o fogo atingiu a guarita que fica na estrada de entrada para o centro de visitantes e para o batalhão de Polícia Militar Ambiental.

O grupo de pessoas que estava no centro de visitantes está praticamente ilhado, porque o acesso de carro é único. Para sair, somente pela área de mata do parque. Em áudio, uma funcionária do parque afirmou que o grupo se deslocou para o batalhão da PM ambiental. Não foram confirmadas quantas pessoas estariam no centro de visitantes nesse momento. A guarita fica a cerca de 600 metros do centro de visitantes e a 800m da polícia.

Publicidade

As equipes do Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, funcionários do parque e voluntários trabalharam o dia inteiro por terra para controlar focos menores, enquanto o Corpo de Bombeiros atua nos pontos mais críticos. Durante a tarde, dois helicópteros o Arcanjo, dos bombeiros, e o Águia, da PM auxiliaram no combate.

Após a intensificação das chamas, a prioridade para o Corpo de Bombeiros é o combate no local mais próximo das residências. O trabalho continua com 50 bombeiros militares e comunitários. São aguardados mais 20 homens dos batalhões de Balneário Camboriú e Criciúma.

Estimativas do incêndio

O governo do estado afirma que o trabalho para apagar completamente o incêndio ainda vai levar dois dias e também que a força-tarefa que estava mobilizada para auxiliar o governo federal no combate aos incêndios na Amazônia está em Santa Catarina e à disposição para atuar no Parque da Serra do Tabuleiro.

A estimativa é que o incêndio já tenha atingido cerca de 500 hectares. Uma avaliação detalhada será realizada com drones e imagens aéreas, após o controle das chamas. A Polícia Civil irá instaurar um inquérito para investigar causas e eventuais responsabilidades.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. A área atingida fica em Palhoça, um quadrilátero entre a Praia da Pinheira, a Baixada do Maciambú, a BR 101 e ao norte da Praia da Guarda do Embaú.

Publicidade