Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim reabre ao público

Após três anos, uma das fortificações históricas da baía norte da Grande Florianópolis reabre à visitação, todos os dias

Fortaleza de Santa Cruz vista do mar
Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim - Foto: Iphan/Divulgação/CSC

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim reabre para visitação pública neste sábado (14/1). A partir deste final de semana, a fortificação estará aberta das 8h30 às 18h30, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.

O acesso ao monumento histórico do século XVIII, localizado em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, é feito por embarcações turísticas ou particulares. O ingresso pode custar no máximo R$ 16 (sem transporte). O pagamento é em dinheiro direto na portaria da edificação, com isenção para crianças até 5 anos, pessoas acima de 60 anos e escolas públicas. No caso das turmas de escolas públicas, a gratuidade deve ser solicitada por e-mail para a UFSC.

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é uma das três fortificações da Grande Florianópolis que, juntas, passaram à história como o triângulo defensivo da baía norte. As outras duas são a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Todas essas três fortificações estão sob gestão da UFSC. Com a reabertura, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim é a única disponível à visitação.

Publicidade

Segundo a UFSC, a fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, está em fase de finalização de implementação dos últimos serviços para reabertura, como controle de acesso e vigilância patrimonial. Já a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que fica na Ilha de Ratones Grande, no meio da baía norte, ainda está em obras de restauração e requalificação, conduzidas pelo Iphan e sem previsão de reabertura.

Há mais de 40 anos a UFSC é gestora dessas fortalezas que recebiam cerca de 200 mil visitantes anualmente antes da pandemia.

Publicidade
COMPARTILHAR