Governo estadual inicia distribuição de absorventes para 64 mil alunas

    Objetivo é reduzir pobreza menstrual e evitar faltas das estudantes

    Governo de Santa Catarina inicia distribuição de absorventes menstruais
    Entregas estão vinculadas a cadastro pela Secretaria de Educação; objetivo é reduzir faltas nos ciclos menstruais - Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC/Divulgação/CSC

    O Governo de Santa Catarina começou a distribuir absorventes para 64 mil alunas da rede estadual de ensino nesta segunda-feira (18/4).

    A primeira entrega foi simbólica, no Escola Irineu Bornhausen, em Florianópolis. O programa visa reduzir a pobreza menstrual a qual garotas enfrentam por não terem condições de comprar os produtos de higiene íntima. Uma das consequências é também reduzir as faltas das estudantes provocadas pela falta dos absorventes no ciclo menstrual.

    Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SED), foram comprados 700 mil pacotes de absorventes higiênicos, que chegarão às escolas de todo o Estado nos próximos dias. Um novo processo licitatório está em andamento para assegurar as próximas entregas. A estimativa é que cerca de 64 mil catarinenses com mais de 10 anos e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal sejam contempladas. Na EEB Irineu Bornhausen, 52 estudantes receberam os produtos.

    Publicidade

    “O governo tem a missão de melhorar a vida das pessoas e esta é mais uma ação com este objetivo. O combate à pobreza menstrual ganha ainda mais relevância no contexto da escola, de jovens que deixam de comparecer às aulas em determinados momentos e podem ser privadas de oportunidades. Não podemos aceitar que as jovens deixem de frequentar a escola por não terem acesso a itens de higiene como absorventes”, afirma o governador, Carlos Moisés (Rep).

    A diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Cobra, esteve presente na escola durante a manhã e realizou a entrega de 104 pacotes de absorventes. “O programa representa um mecanismo social e educacional fundamental, que vai incluir todas as estudantes que não poderiam comprar os absorventes por uma questão socioeconômica. Elas agora têm, por parte do governo, um apoio mensal, que dignifica, que inclui e potencializa o processo de aprendizagem”, afirma.

    Cada estudante beneficiada receberá, no mínimo, dois pacotes com oito absorventes durante o seu ciclo menstrual.

    A SED preparou a lista de estudantes que neste mês podem receber os absorventes. Uma atualização deve ocorrer em maio para incluir mais alunas que precisem dos produtos.

    Publicidade