Grande Florianópolis tem 19 mil crianças não vacinadas contra pólio

    Menos da metade das crianças em Palhoça foi vacinada contra a doença

    Biguaçu promove campanha de vacinação contra a Poliomielite nas escolas
    Vacina é aplicada em alunos com idade de 1 ano a menos de 5 anos - Foto: Fernando Mendes/PMB/Divulgação/CSC

    Dados do Ministério da Saúde mostram que ainda há uma grande parcela do público infantil a ser imunizado contra poliomielite na região metropolitana de Florianópolis. Até esta terça-feira (27/9) mais de 19,2 mil crianças ainda não haviam sido vacinadas contra o vírus que pode provocar a paralisia infantil.

    A cidade de São José, entre as quatro maiores do núcleo metropolitano, é que está mais próxima da meta, de 95%; são 85% das 12,5 mil crianças vacinadas com as gotinhas. Ao redor, porém, os índices estão ainda muito longe do ideal: Florianópolis tem 57% do público-alvo vacinado, Biguaçu 53% e Palhoça um percentual abaixo da metade estipulada pelo plano nacional em 44%. Respectivamente faltam ser vacinadas 9.754, 5.853 e 1.795 nesses três municípios. Em São José faltam 1.846 crianças receberem a vacina.

    Segundo a Prefeitura de Palhoça há um esforço para incentivar a atualização vacinal e a dose de campanha da pólio, incluindo a disponibilização de uma sala de vacina em shopping aos sábados. Sobre o índice baixo de cobertura, a Secretaria de Saúde do município ainda explica que, no âmbito da vacinação nas escolas, há muitos pais e mães ue não dão a autorização para ue os filhos sejam vacinados, “demonstrando que apesar da somatória de esforços uma parcela da população não tem aderido aos chamados de vacinação”.

    Publicidade

    A Prefeitura de Biguaçu afirma que o mutirão de vacinação nas unidades de ensino, o índice do município aumentou consideravelmente com os mutirões nas unidades de ensino, mas é necessário os responsáveis pelas crianças darem a autorização. “Também estamos realizando a aplicação das vacinas nas Unidades Saúde, assim como campanhas de conscientização para que os pais autorizem seus filhos a receberem a dose, porém muitas famílias ainda resistem”, afirma em nota a prefeitura.

    Faltam 3 em cada 10 crianças em SC

    As Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos terminam nesta sexta (30/9), após três prorrogações por falta de adesão. Faltando quatro dias para o fim, Santa Catarina ainda não atingiu a meta de imunização. Até essa foram aplicadas 275.655 doses da pólio, que representa uma cobertura vacinal de 70,49%. No Brasil a cobertura é de 60%.

    Na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite devem ser vacinadas, de forma indiscriminada, as crianças de um a quatro anos, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico, aos 2, 4 e 6 meses. O público estimado nessa faixa etária é de 391.034 crianças, das quais aproximadamente 50 mil moram nas quatro cidades da Grande Florianópolis.

    Todos os postos de saúde participam da campanha e podem fornecer o imunizante para proteger as crianças. Em Florianópolis são 22 unidades básicas de saúde oferecendo as vacinas e, nesta quarta (28), o busão da vacinação estará em Ingleses, das 8h às 17h.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade