Grande Florianópolis está com 58% da população imunizada

    enfermeira mostra seringa de vacina para adolescente - população total vacinada imunizada na grande florianópolis
    Região da Grande Florianópolis alcançou cerca de 1 milhão de primeiras doses – Foto: Marcos Albuquerque/PMF/Divulgação/CSC

    Dados do vacinômetro estadual mostram que, até essa quarta-feira à noite (20/10), 720.122 pessoas que moram na Grande Florianópolis já tomaram as duas doses (ou dose única) da vacina contra coronavírus. A quantidade representa uma proporção de 58,58% da população total imunizada nas 22 cidades da macrorregião.

    Angelina, Rancho Queimado e Antônio Carlos são os municípios com maior proporção de população total vacinada: 81,1%, 74,8% e 70,3%, respectivamente. Tijucas e São João Batista têm até agora os menores índices: 44,4% e 34,8%.

    Grande Florianópolis está com 58% da população imunizada
    Fonte: Dive/SC

    Segundo o painel da Dive, já foram aplicadas aproximadamente 1 milhão de primeiras doses na região da Grande Florianópolis (999.064), o que significa 81,27% da população total que recebeu injeção de imunizante. 40,4 mil conseguiram a dose única, da Janssen; outras 36,1 mil pessoas já receberam a terceira dose para reforço de imunização à Covid.

    Publicidade

    Nos quatro maiores municípios da região metropolitana, os índices de vacinação completa, segundo o governo estadual, são de 66,55% em Florianópolis, 56,1% em Palhoça, 54,2% em Biguaçu e 49,97% em São José.

    Vacinação nesta quinta-feira

    Em São José, a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21/10) é de aplicação das doses de reforço (D2 e D3) para quem está no prazo; a primeira dose está suspensa até à chegada de novo lote. A dose de reforço (D3) é aplicada em pacientes com imunossupressão que já tenham tomado a segunda dose há 28 dias, profissionais da saúde, idosos com 60 anos ou mais que já completaram seis meses da dose 2. O locais de vacinação são nos postos de saúde do Bela Vista, Real Parque, Serraria (novo), Goiabal, Ceniro Martins, Sertão do Maruim, Picadas do Sul, Barreiros, Forquilhas, Luar, Roçado, Ipiranga, Zanellato, Procasa, Sede, Forquilhinha e Fazenda Santo Antônio, além de Campinas. O horário de atendimento das unidades é das 9h às 16h e em Campinas segue até as 21h.

    Em Florianópolis, a secretaria de saúde segue aplicando segunda dose e dose de reforço. A vacinação com a D1 ocorrerá, exclusivamente, nesta sexta-feira (22) para pessoas com 14 anos ou mais. Na data, também serão realizadas segundas doses e doses de reforço. As doses de reforço, nesta quinta-feira são destinadas para idosos que receberam a D2 há 180 dias e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias. A dose de reforço para profissionais de Saúde será aplicada na sexta.

    Em Palhoça, nesta quinta-feira (21), será retomada a aplicação da primeira dose para adolescentes entre 12 e 17 anos. Além disso, a segunda dose da vacina (Oxford/Astrazeneca, Pfizer, Coronavac), e os  reforços para maiores de 60 anos, com seis meses de intervalo, e imunossuprimidos, com no mínimo 28 dias de intervalo da última aplicação,  permanecem sendo aplicadas normalmente. A imunização pode ser realizada de segunda a sábado, na Estação Palhoça, entre as 9h e às 16h; no posto de vacinação da Praia da Pinheira, das 9h às 13h; ou no posto de vacinação do Shopping ViaCatarina, das 9h às 16h.No momento da vacinação os adolescentes precisam apresentar documento de idade, número de cadastro na unidade de saúde, cartão nacional do SUS e comprovante de residência.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade